FUNDAMENTOS HISTORICOS E TERIOCO-METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II

1745 palavras 7 páginas
FACULDADE ANHANGUERA SÃO PAULO/SP- CAMPUS TATUAPÉ (TP) UNIBERO

SERVIÇO SOCIAL

3ª SERIE
FUNDAMENTOS HISTORICOS E TERIOCO-METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II

SÃO PAULO – SP
ABRIL
Tema abaixo abordado em: Revista Social e Sociedade, Teorização do Serviço Social e na Reconceituação do Serviço Social.

Por volta da metade do século XX o Serviço Social brasileiro embora estivesse vivendo um processo de rompimento com a concepção filantrópica oriunda da tradição católica se via agora calcada no funcionalismo norte- americano.
Onde a igreja pretendia resgatar seu poder e reconquistar privilégios na sociedade. Como pela influencia do Estado no período onde cessa a chamada republica café-com-leite e inicia a era Vargas com o processo de industrialização no país ficava evidente que era atribuído ao Assistente Social um perfil de repressão no lidar dos problemas do operariado a fim de manter a ordem social e distanciá-lo de qualquer contato com a ideologia socialista.
O movimento de reconceituação do Serviço Social exibe fundamentalmente a longa insatisfação dos profissionais que se conscientizavam de suas limitações teórico-instrumentais como políticas- ideológicas e instituiu-se uma perspectiva de mudança Social, devido à conscientização da exploração, opressão e dominação, tendo este histórico do regime militar pautando- se na Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento, no antimarxismo e no pensamento católico conservador.
A circunstância da sociedade brasileira neste período de regime militar e apresentação da política social remetem o Serviço Social a assumir uma pratica com tendências modernizadoras, visando ações profissionais modernas e assim com essa mudança na postura da pratica do Serviço Social foi marcado o momento inicial do Movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil e posteriormente a Renovação do Serviço Social este processo de renovação assume três pontos que norteia: Perspectiva

Relacionados