Fundamentos historicos, teoricos e metodologicos do serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A matéria de FUNDAMENTOS HISTORICOS, TEORICOS E METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL, tem como objetivo esclarecer aos estudantes de Serviço Social algumas dúvidas referentes à história da Profissão, comoque ela surge, e quais foram às formas que ela penetrou na sociedade e também visa mostrar como ela contribui para o repensar da atuação profissional. As transformações ocorridas a partir da décadade 1990 no Serviço Social têm demandado novas habilidades e competências impulsionando a categoria profissional para uma atuação diferenciada. Neste sentido apresenta a relevância e contribuição dafundamentação teórico-metodológica e técnico-operativa, como condição para o pleno exercício profissional.
Esta matéria traduz nossa intenção em debater o Serviço Social na contemporaneidade econtribuir com uma reflexão crítica sobre o modo de pensar e agir profissional, tendo por fundamento uma perspectiva teórico-metodológica.
Discutir a relação teórica e prática não é uma proposta inusitadae nem conclusiva, mas faz-se necessária, na medida em que, por meio da elucidação das contradições existentes no movimento da ação profissional, crie possibilidade de influir sobre a atuaçãoprofissional.
Sabe-se que a formação profissional em Serviço Social é marcada por debates de ordem teórico-metodológica, o que têm refletido no cotidiano da atuação profissional. Estas contradições, alémde provocar angústias entre os profissionais, têm contribuindo para uma cisão no interior da categoria, ou seja, o profissional que pensa e do profissional que faz.
Diante de todo este movimento,pode-se constatar que o Serviço Social é uma profissão dinâmica inserida no próprio contexto sócio histórico. Por tanto, cabe ao Assistente Social modificar a sua forma de atuação profissional, emdecorrência da demanda que lhe é colocada e da necessidade de responder às exigências e às contradições da sociedade e visualizar os novos espaços como possibilidades de intervenção sobre uma realidade...
tracking img