Fundamentos históricos teoricos, metodológicos do serviço social.

Páginas: 9 (2242 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2011
FACULDADE ANHANGUERA – POLO FORTALEZA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DO SERVIÇO SOCIAL
FRANCISCA STERMIZIA RABELO
1º SEMESTRE

RELATÓRIO DO DESAFIO DE APRENDIZAGEM DE FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DO SERVIÇO SOCIAL

FORTALEZA-CE
2011
O serviço social abre caminhos para diferentes discussões e debates, atualmente é uma temática bastante comentada em diferentesmomentos, pela sua importância, pois trata de questões inerentes aos indivíduos e a sociedade como um todo. Para melhor compreendermos o serviço social é necessário se conhecer a sua origem, o seu processo de construção, no mundo, na América Latina e no Brasil e como está a situação atual do serviço social.
Explicar por que existem divergências entre os homens é uma questão extremamente difícil, masfoi a partir de diferenças entre os indivíduos que houve também o choque de interesses, onde uma minoria procurava lucrar por meio da força de trabalho de outros. É nesse âmbito que surgem as desigualdades sociais e a necessidade de combatê-las.
O serviço social surgiu a partir do momento em que pessoas praticaram a caridade e a filantropia com aqueles que tinham necessidades mais explícitas. Noâmbito da Igreja Católica a prática de caridade foi mais acentuada, outro exemplo de ajuda era exercido pelas moças de famílias ricas e que eram chamadas damas de caridade. Podemos destacar também a importância do Neotomismo sobre aqueles que estavam inseridos na Igreja Católica e que não aceitavam que houvesse o privilegio de interesses de uma minoria, em vez disso defendiam o interesse dasnecessidades do ser humano, garantindo que este tivesse o direito de uma vida digna, com acesso a liberdade, moradia, saúde, entre outros.
O serviço social tem como características, o antagonismo entre o capital e o trabalho, a desigualdade social, econômica e cultural, onde a sociedade capitalista era quem ditava como se dava o processo de trabalho, como deveria ocorrer os processos de produção ecomo seria o retorno para o operário, ou seja, a escolha sempre era voltada para seus próprios interesses e os trabalhadores eram postos de lado.
Quando tratamos da história e origem do Serviço social não podemos dissociá-la da própria história da sociedade, onde fatores históricos interferiram profundamente na forma de atuar e na pratica do profissional da área de serviço social. A ligação doserviço social é percebida pela influência que fatores externos relacionados, por exemplo, com a economia, a luta de classes e as ciências sociais tiveram acerca da maneira de se exercer a profissão.
O serviço social, assim como a própria sociedade, não permaneceu estático, pelo contrário, o seu processo de construção se deu através de interferências do ambiente externo, onde sua evolução passoupor certas turbulências do meio exterior, o que permaneceu sem sofrer alterações foi o seu objetivo de ajudar através das suas experiências vividas e conhecimentos, aos indivíduos, grupos, comunidades e sociedade, sempre objetivando uma uniformidade de comportamento entre a sociedade como um todo.
No continente americano, mais especificamente na América Latina, em países como Chile, Peru eBrasil, o serviço social também sofreu influência da Igreja Católica, não somente da Igreja, mais de movimentos sociais e os movimentos de lutas de classe, onde estes pretendiam ajudar aqueles que tinham maiores necessidades e no momento em que os indivíduos reivindicavam seus direitos.
Quanto ao Serviço Social no Brasil, inicialmente, este praticava formas paliativas e curativas, não tendo tantaprofundidade quanto aspectos mais relacionados ao bem estar dos indivíduos e da sociedade, após a influência do Serviço Social norte-americano esses aspectos foram mais abordados. Outra característica foi à presença do capitalismo, considerado o responsável inicial da profissão de assistente social, onde a profissão era voltada para aspectos relacionados à forma de trabalhar e o modo como eram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FUNDAMENTOS HISTORICOS E TEORICO-METODOLOGICO DO SERVIÇO SOCIAL I
  • Fundamentos Históricos e Teóricos
  • Fundamentos histórico teórico metodológicos do serviço social i
  • Fundamentos históricos e teorico-metodológico do serviço social i
  • FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
  • Fundamentos históricos e teóricos metodológicos do serviço social
  • Fundamentos históricos e teóricos-metodológicos do serviço social ii
  • Fundamentos historicos teoricos-metodologicos do serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!