Fundamentos históricos teóricos e metodológicos do serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos Históricos Teóricos e
Metodológicos do Serviço Social

I- INTRODUÇÃO

O serviço social decorre em meios aos fatos acontecidos em sua trajetória nas diversas etapas da história dando origem ao processo de formação da sua estrutura.
O nascimento das ações sociais está untado a evolução da sociedade e seus aspectos econômicos e políticos, juntamente com o desenvolvimentodas classes sociais que se destacam “Classe burguesa” e “Classe do proletariado”.
As expressões de questão social são problemas relativos á industrialização, sistema que vem enraizando a desenvolvimento das nações.

II- TRAJETÓRIA DO SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL NO MUNDO

O surgimento do Serviço Social tem origem na Ação Católica. A ação Católica prende-se a um projeto derecuperação. O século XIX foi o século da organização social.
O mundo estava em transição, em miséria, os operários revoltados com o capitalismo, e com tudo isso a Europa se tornou um caos, influenciando toda a América. A igreja tomou partido e tratou de elaborar estratégicas para por fim a esse caos: O Papa Leão XIII tornou oficial a "Encíclica Rerum Novarum" que consistia que a Igreja era capaz de porfim a essa miséria, a essa classe de miséria, e quem dava conta dessa situação era a Igreja que com sua doutrina punha fim a essa situação.
O Serviço Social nasce mergulhado na prática e teoria, e a Igreja Católica a serviço de sua ideologia.
Aqui nasce um dilema do qual impregnará as raízes do serviço social: - A imaginária idéia de que serviço social seria uma ajuda moral, um gesto decaridade, um ato de bondade se apropriando de um discurso social.

III – O SERVIÇO SOCIAL NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX
No final do século XIX e início do século XX, acompanhando o processo de evolução e transformação da sociedade é que são dados os primeiros passos para o surgimento do serviço social.
No berço do acirramento das desigualdades é que vão sendo modelada aorigem do serviço social, que até então não era visto como questão social, mas sim uma visão focada somente no indivíduo, no homem.
Nesse período a evolução gerava mudanças acompanhadas da industrialização.
A sociedade vivia uma admissão do capitalismo e seus meios de produção.
Essa relação no aspecto histórico trouxe o que chamamos de desequilíbrio entre as classes, gerou divergênciase criou antagonismo todos derivados dos meios de produção do capital.
De um lado a classe dominante idealizadora do avanço e sua implantação do novo sistema de produção, do outro lado a peça chave para fazer o sistema evoluir, a classe operária.
Para a classe dominante a mão de obra era o eixo de sucesso do capital, deveria ser controlada e direcionada para a produção que resultaria nolucro e acúmulo de capital.
Era importante traçar o sistema de idéias dos séculos passados, o conservadorismo da mão de obra considerada escrava.
A questão social, o conjunto de problemas sociais e políticas que se estabelece na sociedade capitalista.
A classe trabalhadora não era vista como evolução no sistema, mas apenas uma peça descartável para geradora de lucro.
Esse processoabre um leque de demandas e desigualdades, lutas entre as classes que vão acompanhar toda a evolução da história.
A questão social e suas contradições nesse aspecto tornam-se expressão do processo de formação e desenvolvimento da classe operária.
Os princípios do capitalismo não conseguem conter a evolução da classe operária que vinha ganhando força e espaço através de seus movimentos.
Apreocupação da classe burguesa em controlar esses manifestos vem trazendo consigo a intenção de controle rígido do processo social para não atrapalhar a ampliação do capitalismo.
A classe dominante se propõe a auxiliar reivindicações dos proletariados através de assistentes gerados dentro de seu próprio sistema, no entanto, essas intenções eram na verdade formas de controlar a questão que...
tracking img