Fundamentos históricos, teóricos- metodológicos do serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Serviço Social

Desafio de Aprendizagem
Disciplina: Fundamentos Históricos, Teóricos- Metodológicos do Serviço Social I

Quais as principais características da sociedade no período de criação do Serviço Social?

No final do século XIX e inicio do século XX, o mundo – ou os países capitalistas – passavam pela Revolução Industrial. Ela trouxe novas tecnologias e formas de trabalhoslucrativas para os burgueses.
Com imensa vontade de fazer seus lucros aumentarem de forma rápida, os capitalistas obtêm as novas tecnologias e formas de trabalho. Agora a produção era industrializada, os burgueses podiam aumentar seus lucros de uma maneira mais eficiente e eficaz. Os resultados eram o enriquecimento rápido da classe burguesa.
Os trabalhadores também sentiram as mudançasque vieram com a Revolução Industrial. Os burgueses criaram um “exército reserva” de trabalhadores, pois com muita mão-de-obra haveria concorrência e esta congelava os salários. Os trabalhadores também eram obrigados a produzir de forma rápida, o que desgastava com mais rapidez e teria que ser substituído.
Os resultados dessas atitudes capitalistas foram a acumulação da miséria e ageneralização da pobreza.
Segundo Martinelli:
A expansão capitalista se espalhara por toda a Europa e já atingia também o continente americano, através dos fluxos migratórios. Tudo levava a crer que o processo capitalista era autopropulsivo e inesgotável. Porém, suas crises cíclicas e a própria história se encarregam de mostrar que ‘as condições de produção em que se move a burguesianão tem caráter unitário, simples, mas dúplice; que, nas mesmas condições em que se produz riqueza, produz-se também a miséria, nas mesmas condições em que se processa o desenvolvimento das forças produtivas, desenvolve-se também uma força repressiva, que essas condições só geram a riqueza burguesa, isto é, a riqueza da classe burguesa, com a destruição continuada da riqueza dos membros queintegram essa classe e com a formação de um proletariado cada vez maior’. (Marx, 1976:98)

Assim o capitalismo produzia riqueza e miséria em igual proporção. E com essa grande massa de trabalhadores, desempregados, miseráveis, entre outros. Surgem as reformas trabalhistas, pois os assalariados começam a luta para melhorar suas condições de vida. Organizavam-se em grupos e pediam seus direitos. Aburguesia tentava esconder esses problemas, faziam discursos falsos para os pobres se conformarem com sua situação de vida. Porém, as lutas ficavam cada vez mais fortes, e o progresso dos trabalhadores andava a passos lentos.

Qual a importância do capitalismo para o serviço social?

O capitalismo foi o sistema que impulsionou o surgimento do serviço social. Primeiramente foi usado paraa correção de caráter, pois ser pobre ou miserável significava não ter caráter aos olhos do capitalismo.
No final do século XIX a burguesia se sentia ameaçada pela “questão social”. Por causa da movimentação dos trabalhadores, da acumulação da pobreza e a generalização da miséria. Assustada a classe dominante tenta encontrar uma saída, uma estratégia para que isso terminasse. Tentavamnaturalizar a pobreza e convencer a classe trabalhadora.
Nesse período já encontramos a Sociedade de Organização de Caridade, porém ela não atendia as classes trabalhadoras, pois a burguesia tentava através dela amenizar – ou até terminar – com as lutas dos trabalhadores contra o capitalismo, e a diminuição da pobreza.
A assistência desta sociedade era um sistema de correção e controle.Corrigia-se a falta de caráter e desestimulava as lutas dos assalariados. Porém, os trabalhadores permaneciam organizados e cada vez mais fortes em suas lutas, percebiam a falsidade do sistema.
Cresce também os agentes sociais. Mas a burguesia ainda era dominante neste sistema, continua a usar a Sociedade de Organização de Caridade a seu favor.
Os agentes eram alienados pelo...
tracking img