Fundamentos filosóficos da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sócrates nos passa uma lição de moral, na qual demonstra sua firme decisão a qual foi tomada numa cela, na prisão de Atenas e embora estivesse condenado injustamente pelogoverno da época, persuadiu seu discípulo Critão de que não deveria fugir e dessa forma renunciaria a suas concepções filosóficas, sendo que o diálogo mantido entre elesocorreu de forma e sábia.
Com essas considerações narradas pelo brilhante Filósofo, o qual estava desiludido com o sistema de governo da época, constatamos que nem semprepodemos exercer a Democracia de forma plena
Democracia irá atender os anseios da sociedade no to

Sobre a ligação entre a educação em direitos humanos e o respeito àsnormas do Estado de Direito Democrático, Gonçalves respondeu que “podemos incorrer ao risco de tornar a educação em direitos humanos numa educação moral se vermos apenas poresse ângulo do respeito às normas. A consciência dos direitos humanos e a necessidade do seu respeito também exigem que se respeite as normas justas de um Estadodemocrático. Assim, critica um dos maiores filósofos já registados na História da Humanidade, o pensador Sócrates: “Penso que repetir a máxima de Sócrates, segundo a qual, a Lei,mesmo que seja injusta, é da minha cidade, por isso tenho de segui-la, pode levar a um desastre social: conformismo e passivismo, cada um tornando-se desconhecido de sipróprio”.
Sintetiza, igualmente, que a consciência dos direitos humanos, que também implica nos deveres, deve levar a uma crítica às normas injustas e seguirem-se as normas justas,elas que garantem a existência, vivência e convivência pacífica entre os seres humanos. “É uma utopia, mas vale a penas acreditar na consciência possível”, considera.
tracking img