Fundamentos epsitêmicos

807 palavras 4 páginas
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS
EM PSICOLOGIA

Kant e a revolução copernicana.

RESPOSTAS AOS IMPASSES


A primeira revolução científica é considerada a de Leibniz (sec. XVII).
Anterior a David Hume e criticada pelos empiristas  Se o impasse se refere a dizer o que é verdadeiro... Leibniz propõe dois tipos de verdade.
As verdades de razão/racionais e as verdades de fato:


Verdades de razão: é necessária e universal, não podendo de nenhum modo ser diferente do que é e como é. Ex.: triângulo. São inatas.



Verdades de fato: funcionam para elas o princípio da razão suficiente. Tudo possui uma causa determinada que pode ser conhecida.



A segunda de Imannuel Kant (sec. XVIII) posterior a Hume. Conhecida como REVOLUÇÃO COPERNICANA na Filosofia. Compara o mérito de Kant ao de Nicolau Copérnico e a sua Teoria Heliocêntrica, dois séculos antes.

KANTISMO


Imannuel Kant provoca uma ruptura no pensamento filosófico ao deslocar a problemática do ser. Ele propõe um outro modelo e levanta questões nunca antes pensadas, pois investiga não a realidade em primeiro plano (como faziam seus antecessores), mas o instrumento de investigação da mesma, ou seja, a própria Razão. Busca definir o que é a mesma e quais são seus limites. A Razão passa a ser o centro de suas investigações.



Como se dá o conhecimento? Através do quê?



Lança conceitos como “sujeito cognoscente”.



Investiga as estruturas do conhecimento  Dados “a priori”.

KANTISMO




Filósofos que antecederam colocaram a realidade exterior ou os objetos do conhecimento no centro e fizeram a razão, ou o sujeito do conhecimento, girar em torno deles.
Kant revoluciona por inverter esta lógica. A razão se transforma no centro, no “sol” do sistema. O que é a razão? O que ela pode conhecer? Quais são as condições para que haja conhecimento verdadeiro?
Quais os limites que o conhecimento não pode transpor? Como se relacionam a experiência e a razão/o conhecimento?

SUJEITO DO CONHECIMENTO/RAZÃO






Sujeito

Relacionados

  • O que é autismo
    195443 palavras | 782 páginas