Fundamentos em sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE REDE DE COMPUTADORES

Tipos de rede de computadores
Terminologia corrente
André Moreira (andre@dei.isep.ipp.pt)
Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Informática do ISEP
Introdução
A classificação de redes em categorias pode ser realizada segundo diversos critérios, alguns dos mais comuns são:
• Dimensão ou área geográfica ocupada
Redes Pessoais / Redes Locais /Redes Metropolitanas / Redes de área alargada //...
• Capacidade de transferência de informação
Redes de baixo débito / Redes de médio débito / Redes de alto débito //...
• Topologia ("a forma da rede")
Redes em estrela / Redes em "bus" / Redes em anel //...
• Meio físicos de suporte ao envio de dados
Redes de cobre / Redes de fibra óptica / Redes rádio / Redes por satélite //...
•Ambiente em que se inserem
Redes de industriais / Redes de coorporativas //...
• Método de transferência dos dados
Redes de "broadcast" / Redes de comutação de pacotes / Redes de comutação de circuitos / Redes ponto-a-ponto //...
• Tecnologia de transmissão
Redes "ethernet" / Redes "token-ring" / Redes FDDI / Redes ATM / Redes ISDN //...
Como todas as classificações, têm um valor relativo, porexemplo, o significado de "alto débito" varia com a evolução da "tecnologia corrente". Por outro lado ao diferentes critérios de classificação geram sobreposições entre si.
Neste documento abordandam-se algumas designações mais comuns de tipos de rede sob a forma de glossário.
Rede de área alargada (WAN)
As redes de área alargada ("Wide Area Network") têm a dimensão correspondente a países,continentes ou vários continentes. São na realidade constituída por múltiplas redes interligadas, por exemplo, LANs e MANs. O exemplo mais divulgado é a "internet". Dada a sua dimensão e uma vez que englobam LANs e WANs, as tecnologias usadas para a transmissão dos dados são as mais diversas, contudo para que as trocas de informação se processem é necessário um elo comum assente sobre essatecnologia heterogênea. Esse elo comum é o protocolo de rede.
A interligação ("internetworking") de redes de diferentes tecnologias é assegurada por dispositivos conhecidos por "routers" (encaminhadores). Um "router" possui tipicamente ligação física a duas ou mais redes, recebendo dados de uma rede para colocá-los na outra rede. Um exemplo típico é a ligação de uma rede "Ethernet" a uma redeponto-a-ponto.
Por exemplo, quanto um particular estabelece uma ligação telefônica com um fornecedor de serviços internet (ISP), podemos considerar que a parte da rede telefônica que está a ser usada passa a fazer parte da WAN que é a "internet".
Rede local (LAN)
Uma "Local Área Network" caracteriza-se por ocupar uma área limitada, no máximo um edifício, ou alguns edifícios próximos, muitas vezeslimita-se a apenas um piso de um edifício, um conjunto de salas, ou até uma única sala. São redes de débito médio ou alto (desde 10 Mbps até um Gbps, sendo atualmente o valor de 100 Mbps o mais comum). A tecnologia mais divulgada é o "ethernet", ainda em "broadcast", ou usando já "comutação". Existe um conjunto de serviços e protocolos que são característicos das redes locais e que fazem parte dadefinição de rede coorporativa.
Rede local sem fios (WLAN)
Recentemente têm crescido a utilização de redes locais sem fios, conhecidas com WLAN ("Wireless Local Area Network"). Além de ser adequado a situações em que é necessária mobilidade (ex.: posto montado num veiculo que circula num armazém, ou portátil que circula nas mãos de um operador de "hipermercado"), são flexíveis e da fácil instalação.Embora os equipamentos sejam mais caros do que para uma LAN tradicional e redução significativa dos custos de instalação é muitas vezes compensatória.
Rede metropolitana (MAN)
Uma "Metropolitan Area Network" é basicamente uma WAN, cuja dimensão é reduzida, geralmente também assegura a interligação de redes locais. A área abrangida corresponde no máximo a uma cidade. São usadas, por exemplo,...
tracking img