Fundamentos em administração

Páginas: 5 (1018 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2011
INTRODUÇÃO

Através deste trabalho realizado, este questionamento idealizado, pode tirar proveito do caso da empresa que a supervisora fez a revista e dizer que o procedimento do empregador que realiza revistas moderadas em bolsas e sacolas de seus empregados não corresponde a um ato ilícito. Podendo dizer então que a moderada revista em bolsas e sacolas ou pastas, quando não acompanhada deatitudes que exponham a intimidade do empregado ou que venham a ofender publicamente o seu direito à privacidade, não induz à caracterização de dano moral.
Claro que não é correta a atitude da Supervisora, pois além de atingir a dignidade doa trabalhadora, fere também a honra das pessoas que passaram por tamanha humilhação. Eu não pensaria nem duas vezes em entrar com uma ação por danos morais,contra a empresa, uma vez que fica evidente a violação da honra, intimidade e da imagem das pessoas.
Abaixo estão descritas algumas idéias e questões resolvidas.

QUESTÕES:

1)Atitude da supervisora foi correta? Justifique.

Este é um caso muito complicado a ser resolvido, mas pelo fato da supervisora solicitar as empregadas a revista de forma detalhada e solicitando que as mesmas tirassem aroupa não é uma maneira correta de se fazer. Se esta acontecendo algum problema no setor de pacote e embalagens há outras maneiras de se saber se está acontecendo algo, ou seja, o sumiço de itens. Podem ser instaladas as câmeras filmadoras e até mesmo etiquetas magnéticas. Ao sair às empregadas poderiam passar por estas etiquetas que acusariam com um bipe o problema, e até pelas câmeras.
Em casode furto somente autoridades policias podem fazer as revistas. O Procedimento foi completamente incorreto. Se eles desconfiassem das empregadas ou alguma delas que acionassem a polícia, que tem o poder para fazer uma busca pessoal.

02) A revista foi uma atitude adequada, eficaz e legal para resolver o problema do sumiço de mercadorias?

Não. Não é uma maneira correta para se resolver umproblema. Além dos prejuízos que a empregada Ana dará a empresa, pela desconfiança da supervisora e o descumprimento de metas afetará todo um trabalho em equipe que foi com certeza muito sofrida para manter uma equipe unida.
Hoje em dia sabemos que uma vez o trabalho que é feito em equipe é afetado todo um rendimento é afetado. Por isso muitas vezes para administrar um próprio negócio, ou seja, ser“chefe”, não basta ter apenas perfil empreendedor. É preciso estar apto para ser chefe a comandar uma equipe. Essa é uma tarefa que deixa muitos empreendedores aflitos, pois a falta de conhecimento ou prática na função de “comandar” pode trazer sérios problemas na gestão de empresas.

03) Ana poderia ajuizar uma ação trabalhista requerendo a sua reintegração ao emprego, a conversão da justa causa emdespedida sem justa causa e/ou indenização por danos morais? Para responder, faça uso da legislação e dos princípios trabalhistas.
Sim. Neste caso, Ana poderá mover uma ação judicial na Justiça do Trabalho contra o empregador, pedindo a anulação da justa causa aplicada e verbas que compensam o fato de ter sido dispensado sem explicação convincente. Conforme o caso, poderá ainda pedir indenizaçãopor danos morais, pela ofensa à sua integridade moral, se o empregador divulgar, no interior da empresa ou fora dela, que o empregado foi demitido, por exemplo, por estar roubando mercadorias. Inicialmente, a recusa em cumprir ordem direta do empregador caracteriza em tese a justa causa prevista no artigo 482, da CLT.
E quanto a demissão por justa causa deve ser aplicada pelo empregadorimediatamente após o conhecimento e a apuração da falta grave cometida pelo empregado, sempre que esta puder ser capitulada em uma das modalidades previstas no artigo 482 da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, deverá ser aplicada.
Hoje em dia demitir alguém com uma justificativa, é o que isenta o patrão de dar o aviso prévio e pagar alguns direitos trabalhistas. É a punição máxima que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos da administração
  • Fundamentos da administração
  • Fundamentos da administração
  • Os fundamentos da administração
  • fundamentos da administração
  • Fundamentos da administracao
  • Fundamentos da administração
  • Fundamentos de administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!