Fundamentos economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo



Este trabalho apresenta conceitos que visa analisar a oferta e demanda no mercado, procurando ter uma visão sistêmica desde mercado e identificando aquelas consideradas importantes pelo grupo. Observando as mais variadas hipóteses para o sucesso do empreendimento no mercado de forma sustentável e lucrativa tanto para o consumidor como para o produtor ou investidor, pois nos diasatuais com a globalização e o crescimento das tecnologias a avaliação dos níveis de satisfação dos clientes é o que impulsiona as melhorias na qualidade e produtividade do bem assim como a obtenção de lucros. Analisando avaliações e processando-as temos uma noção mais concreta e real de como funciona o processo de oferta e demanda dentro do mercado. Dessa forma com o entendimento do sistema seráfeito o planejamento de mercado, e em vários momentos a descobertas de novas maneiras de se prever e precaver as oscilações econômicas.
















1 – A DEMANDA E A OFERTA
Lei da demanda – a quantidade da demanda e o preço é ligado da seguinte forma:
Quanto maior a demanda menor é o preço e quanto maior é o preço menor é a demanda.
Lei da oferta – a quantidade ofertada e opreço estão diretamente ligados de forma em que a oferta é maior quando o preço é mais alto e o preço menor quando a oferta também diminui.
Preço de equilíbrio – é quando há um equilíbrio entre o valor estipulado a demanda com a quantidade vendida.
Walter J. Wessels
2. A DEMANDA - CONCEITO:
A demanda ou procura é determinada pela quantidade de bem ou serviço que os compradores consumidoresdesejam adquirir num determinado período de tempo.
A demanda do bem x depende de uma série de fatores, que seria o preço do bem ou serviço, preço dos outros bens, a renda do consumidor e a preferência deste consumidor:
Assim a letra D significa demanda e P o preço.
A afirmativa de que a demanda é resultado da ação conjunta de varias variável ou a combinação de todas elas é verdadeira, sendoassim, caso se queira saber o que ocorre com a demanda do bem x se o preço do mesmo aumentar é necessário analisar todas as variáveis quem influencia a demanda de forma que fique atribuída a variação de preço.
Assim teremos a demanda de um bem que será D e a função do preço que será P, dessa forma terá a chamada função da demanda ou a equação da demanda, matematicamente falando entre demanda e opreço de um bem.
Matematicamente falando a função ou equação da demanda é dada pela expressão:
Qd = f (P)

2.1. CURVA DE DEMANDA DO MERCADO
Tudo o que foi exposto até agora se referia ao consumidor individual, mas vale também para o mercado como um todo, já que a curva de demanda do mercado revela a referencia dos consumidores no mercado, sob a visão de maximização da sua utilidade ou o grau desatisfação do consumo de determinado produto.
Assim, por exemplo, se o mercado for composto por dois consumidores (A e B), Ter-se-ia, Consumidor A Consumidor B Mercado.
Pode-se afirmar que a curva de demanda é negativamente inclinada devido ao efeito de substituição, onde um bem x pode ser substituído pelo bem y, sendo ele similar e que satisfaça o consumidor com o bem adquirido, não menosimportante temos o efeito renda é quando aumenta o preço de um bem x e tudo o mais permanece constante (a renda do consumidor, os preços dos outros bens constantes), o consumidor perde poder aquisitivo e a demanda pelo produto diminui.

Obs: as exceções na lei de demanda diz respeito aos bens de Giffen são bens de pequenos valor, porém de grande importância no orçamento dos consumidores de baixa renda.Os bens de Veblen são bens de consumo ostentatório, tais como obras de arte, jóia, tapeçarias e automóveis de luxo.

3. A OFERTA
É a quantidade que se deseja colocar no mercado em determina período de tempo e assim como a demanda, a oferta é influenciada por diversas variáveis, que são o preço do bem, preço dos insumos utilizados na produção, a tecnologia e o preço de outros bens....
tracking img