Fundamentos do voleibol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Posição de expectativa ou posição básica
A posição básica é aquela que introduz os demais fundamentos. Há varias posições de expectativa, mas iremos nos ater a uma em especifico.
O executante deve estar com as pernas em afastamento lateral, aproximadamente na largura dos ombros, semiflexionadas, estando uma ligeiramente a frente da outra. O centro de gravidade não deve estar muito próximo aaltura dos joelhos nem abaixo deles, pois isso forçara um posicionamento muito baixo ao quadril, assim dificultando as partidas rápidas em direção a bola.
Os braços devem estar semiflexionados e os cotovelos com um afastamento lateral um pouco superior a largura dos ombros e a frente da linha anterior ao tronco. Esse posicionamento intermediário dos braços permitira a execução tanto da manchetequanto do toque de bola por cima.

Movimentação ou deslocamento
A fim de favorecer os deslocamentos para frente ou em diagonal, que ocorrem a maioria dos lances (devido ao deslocamento para trás ser mais complexo), deve-se projetar os joelhos um pouco para frente, tirando os calcanhares do solo, de forma que a projeção do joelho neste incida a frente da planta do pé. Antes da definição do lance oatleta (aluno) deve estar relaxado, mas deve apresentar uma tonicidade muscular na hora da reação, para ir em direção a bola.
O deslocamento realizado pelo voleibolista, podem ser de varias distancias, mas muito excepcionalmente, acima de 4,5 m; em media, variam de 1,5 a 2 m.

Existem outras técnicas de deslocamento, inclusive com cruzamento de pernas, mas será descrito a forma dedeslocamento indicada para iniciantes, que aprenderão os fundamentos em suas formas básicas.
Deslocamento lateral para a direita:
Estando em posição de expectativa,o jogador realiza uma passada lateral com a perna direita, sobre a qual apoiara o corpo, para, então realizar uma passada dupla. A perna esquerda tocara o solo somente após a partida com a direita, indo direto ao sei destino final.Deslocamento lateral para a esquerda:
Para o lado esquerdo o procedimento é o mesmo, porem invertendo o lado. Normalmente acentua-se a projeção a frente da perna do lado correspondente ao do deslocamento, para que ao individuo termine o trabalho de frente para a rede. É importante durante o deslocamento, manter o centro de gravidade o mais próximo da altura inicial.
Deslocamento para frente e para tras:É iniciado com uma passada do pé da frente, e depois uma passada dupla (duas pernas simultaneamente).
Para trás, o deslocamento é iniciado com a perna de trás e, depois, realiza-se uma passada.
Toque de bola por cima
O toque por cima é um dos movimentos mais característicos do voleibol, e é responsável, na maioria das vezes, pela preparação do ataque, ou seja, pelo levantamento.
O toque porcima apresenta três etapas distintas:
Entrada sob a bola.
Nessa fase inicial, as pernas e os bravos devem estar semiflexionados, com a bola acima da cabeça. As pernas alem de semiflexionadas, devem estar com afastamento lateral da largura aproximada dos ombros, e um pé ligeiramente a frente do outro. O tronco deve estar levemente inclinado para frente. Os braços estarão levemente flexionados, demodo a posicionar os cotovelos, um pouco acima da altura dos ombros, lateralmente em relação ao tronco.
As mãos devem estar com os dedos quase totalmente estendidos, mas de forma arredondada (como uma concha), para melhor acomodar a curvatura da bola. Os dedos polegares e indicadores formarão a figura aproximada de um triangulo.
Execução
Quando for dado o toque na bola, todo o corpo deveparticipar. O contato será sutil, com a parte interna dos dedos e uma pequena flexão dos punhos. Os braços e pernas deverão se estender, para provocar uma transferência de peso do corpo sobre a perna de trás para a frente.
Termino do movimento
O corpo terminará todo estendido.
Manchete
A manchete é o fundamento mais utilizado para recepção de saque e defesa de bolas cortadas, pois o contato...
tracking img