Fundamentos do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTOS DO TRABALHO


INTRODUÇÃO

É indubitável que o trabalho ocupa um lugar central na vida de quem o realiza. Seja pelo fato de ser um meio de sobrevivência, seja pelo tempo da vida a ele dedicado (várias horas por dia, vários dias por semana, várias semanas por mês, vários meses por ano, etc.), seja pelo fato de ser um meio de realização não apenas profissional, mas também pessoal, otrabalho é um dos principais instrumentos através do qual o homem dialoga com seu meio social e com seu tempo.
É através do trabalho que o ser do homem se distingue do ser dos animais e do ser das coisas: o sujeito humano passa a poder se assumir como sujeito em contraposição ao objeto. Através do trabalho, o homem não só se apropria da natureza como se afirma e se expande,desenvolve-se,transforma-se, cria-se a si mesmo.



“Não tenha vergonha de não saber, mas, envergonhe-se por não querer aprender.”
TRABALHO E SOCIEDADE

O trabalho existe para satisfazer as necessidades físicas e espirituais do ser humano, das mais simples – como comida e abrigo - às mais complexas.
Ao longo da História o trabalho vem sendo visto de formas diferentes; e valorizado de acordo com a relaçãoque cada sociedade estabelece com esta atividade.
O trabalho nas diversas sociedades

Sociedade greco-romana: A escravidão era fundamental para manter os cidadãos comuns longe do trabalho braçal, discutindo os assuntos que proporcionariam o bem-estar de seus semelhantes;

Sociedade feudal: Os aldeões e os camponeses livres, ou seja, os servos eram que de fato trabalhava. Os senhores feudais e oclero exploravam e viviam do trabalho destes primeiros.
Sociedades tribais: Nessas sociedades, o trabalho é uma atividade vinculada às outras, bem diferente das outras sociedades. A produção – trabalho - está vinculada a mitos e ritos, ligada ao parentesco, às festas, às artes, a toda a vida do grupo.
O trabalho na sociedade capitalista - O capitalismo se consolidou a partir da decadência doFeudalismo na Europa Ocidental. Com esse sistema, o trabalho se transforma em uma mercadoria que pode ser comprada e vendida – a força do trabalho.
Ideias sobre Trabalho – Filosofia do Trabalho
Weber - Relacionou o Capitalismo ao Protestantismo. A Reforma Protestante deu ao trabalho a condição de se obter êxito material como expressão de bênção divina, ao contrário da igreja cristã do sistemafeudal;

Marx – Para esse pensador, quando os trabalhadores percebem que estão trabalhando demais e recebendo de menos, os conflitos começam a ocorrer. Marx procurou demonstrar os conflitos entre trabalhadores e capitalistas, cujo lucro se dava através da “mais-valia”, diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador. Segundo Marx, essa diferença seria a base daexploração no sistema capitalista;

Durkheim - A divisão do trabalho seria uma forma de solidariedade e não um fator de conflito. A solidariedade orgânica une os indivíduos em funções sociais nas quais cada pessoa depende da outra. Dessa forma, a ebulição no mundo do trabalho decorreria de uma questão moral, qual seja, falta de normas e instituições para integrar a sociedade.
As transformações nomundo do trabalho
Fordismo - No início do século XX, a partir do desenvolvimento das fábricas, surgem as linhas de montagem, com a divisão do trabalho mais aperfeiçoada e detalhada.

Taylorismo – Este sistema propõe a organização do trabalho de forma científica, racionalizando a produção. Surge na indústria o planejamento ajustado para controlar a execução das tarefas e os especialistas emadministração. Os trabalhadores eram recompensados ou punidos de acordo com a sua produtividade na indústria.

Pós-fordismo ou acumulação flexível - A partir dos anos de 1970. Supõe a flexibilização dos processos de produção (automação); flexibilização dos mercados de trabalho (subemprego); flexibilização dos produtos e dos padrões de consumo – a durabilidade dos produtos é pequena e a mídia estimula...
tracking img