Fundamentos do processo educativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A função social da escola, é formar indivíduos autônomos, críticos, capazes de realizar escolhas conscientes, e também garantir a aprendizagem, a compreenção da realidade que o cerca, formando assim indivíduos que possuam uma ampla visão sobre vários assuntos.
Como dizia Karl Marx a respeito da ominilateralidade: " a formação de um ser pleno, com o conhecimento vasto, capaz de múltiplas visõessobre um determinado fato, e além de tudo, capaz de transformar a sociedade através do conhecimento".
E junto com a escola se encontra uma figura de extrema importancia para sociedade, que é o professor. O professor é o responsável pela contrução do conhecimento do indivíduo, responsavel pela formação de um ser, direta ou indiretamente. Houve tempos em que o professor não era visto como um ser detamanha importante, mas com o passar do tempo, o professor adquiri um conceito elevado na sociedade devido as necessecidades sociais que foram surgindo ao longo de cada momento histórico. Podemos identificar esses momentos de não valorização do professor claramente ao longo da história da educação. Na Grécia nasce a figura do pedagogo, que era visto como um "acompanhante" da criança, mas ainda naIdade Média o padagogo começa a ser visto como uma figura importante para a sociedade.
Ainda na Idade Média começa a surgir formas escolares. Universidades, faculdades e colégios, lembrando que naquele época possuiam um significado bem diferente de hoje em dia. Eram lugares que as pessoas se reunião para compartilharem seus conhecimentos, ainda não existia a figura do professor em seusignificado pleno nos dias de hoje.
Mas tarde, ao longo da história o poder da educação fica nas mãos da igreja católica , que promoveu uma grande revolução na pedagogia e na educação. O conceito de escola que temos hoje é fruto da Idade Média; A figura de ter alguém a frente para ensinar vários alunos ao mesmo tempo, vem daquela época.
Embora a educação escolar só se estenda a sociedae ao longo doséculo XIX, na Europa, houve ainda grandes iniciativas para levar a educação a todas as classes, mesmo que no início de tudo, a educação era apenas para a elite, ou seja, a classe mais pobre não tinha acesso a educação.
Depois surge um grande movimento denominado Iluminismo, que entre outras propostas apresenta a necessidade de laicização do ensino, ou seja, a separação da educação e da igreja,apresentam também a proposta de uma educação gratuita e obrigatória.
No fim do século XVIII e início do século XIX a igreja finalmente separa-se do Estado, perdendo grande parte do seu prestígio; E é neste período que ocorrem grandes transformações econômicas, tecnológicas e culturais, dando novos rumos a educação.
No Brasil a educação tem início com a chegada dos primeiros jesuítas ao territóriobrasileiro, que ocorreu em março de 1549. Com apenas quinze dias que haviam chegado ao Brasil edificaram a primeira escola elementar brasileira, que se localizava em Salvador.Em 1570, vinte e um anos após a chegada ao Brasil já haviam cinco escolas de nível elementar. No Brasil eles se dedicaram a pregação da fé católica e ao trabalho educativo.
Segundo Xavier (1994, p .41)
" Os jesuítas tinham comoobjetivo catequizar e instruir os nativos, assim como a população que para cá se transferia ou fora tranferida, nas quatro décadas que já se haviam passado desde o descobrimento. Ao mesmo tempo, os jesuítas deveriam cuidar da reprodução interna do contingente de sacerdotes, necessário para a garantia da continuidade da obra. Sua tarefa educativa era basicamente aculturar e converter ignorantes eingênuos, como os nativos, e criar uma atmosfera civilizada e religiosa para os degredados e aventureiros que aqui viessem. Isso contituía uma empreitada que exigia muita criatividade no que diz respeito aos métodos de ação, considerada a heterogeneidade da clientela que tinham diante de si ".
Os jesuítas ficaram como principais icones da educação brasileira durante 210 anos, até 1759, quando...
tracking img