Fundamentos do handebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo do Passe
O Passe corresponde ao fundamento técnico de impulsionar a bola em direção a um companheiro de equipe. Sempre após uma recepção, se iniciará um passe, um arremesso, um drible ou finta. O passe e a recepção são os fundamentos mais utilizados no Handebol, exigindo um alto grau de precisão e de velocidade tanto de quem está passando a bola quanto de quem está recebendo.
Os Passesdeverão ser rápidos, mas não deverão ser tão fortes como os arremessos, pois a força impossibilitará a recepção do passe, e, para isso, os passes possuem técnicas diferentes do arremesso. Todos os passes são feitos a partir de uma empunhadura, que é a forma como se deverá segurar a bola de Handebol, cada jogador possuirá uma empunhadura própria, mas, de uma forma geral, a bola deverá ser empunhadacom os dedos e pressionada, formando um pequeno espaço vazio entre o centro da palma da mão e a bola. Os dedos de apreensão da bola são o dedo polegar e o dedo mínimo e os dedos de direcionamento são os dedos médios ( indicador, médio e anelar ). A força de apreensão da bola é feita pelos dedos de apreensão, e o direcionamento da bola nos passes e nos arremessos é feito pelo punho e pelos dedos dedirecionamento. Os passes devem ser direcionados para o ponto futuro, que é a posição em que o jogador estará, isto muito aumentará a velocidade do jogo de Handebol.
Tipos de Passes
Existem vários tipos de passes, que podem ser classificados de acordo com o posicionamento dos jogadores, com a distância entre o passador e o recebedor e quanto à técnica utilizada.
Posicionamento dos Jogadores1. Passe Frontal: o recebedor estará a frente do passador.
2. Passe Lateral: o recebedor estará ao lado direito ou esquerdo do passador.
3. Passe Frontal em Diagonal Direita: o recebedor estará posicionado à frente do passador, porém em sua diagonal direita.
4. Passe Frontal em Diagonal Esquerda: o recebedor estará posicionado à frente do passador, porém, em sua diagonal esquerda.
5. Passe deCostas: o recebedor estará posicionado às costas do passador.
6. Passe de Costas em Diagonal Direita: o recebedor estará às costas para o passador e em sua diagonal direita.
7. Passe de Costas em Diagonal Esquerda: o recebedor estará às costas do passador e em sua diagonal esquerda.
Distância entre os jogadores
1. Passe de Curta Distância ou Passe Curto: é um passe cuja distância entre opassador e o recebedor é de, aproximadamente, 4m.
2. Passe de Média Distância: a distância entre o passador e o recebedor é de, aproximadamente, 4m a 12m.
3. Passe de Longa Distância ou Passe Longo: a distância entre o passador e o recebedor é acima de 12m.
Existe uma grande variedade de passes, quando se leva em consideração à técnica utilizada, e sua execução depende muito da habilidade do aluno.Observe, a seguir, os passes mais utilizados no Handebol, sem alto grau de especialização:
1. Passe de Ombro: é o passe executado com o cotovelo alinhado à altura do ombro, é o mais básico e o mais utilizado no Handebol e o único que pode ser utilizado em todas as distâncias, todas as direções, por todos os jogadores e em todas as posições. Dessa forma, esse passe é básico para todas as idades, eo aprendizado dele e da recepção já permitem a base fundamental para se iniciar o aprendizado do jogo de Handebol. Sua execução é feita com o cotovelo alinhado com o ombro, formando um ângulo de 90O entre o braço e o antebraço, servindo de alavanca para impulsionar a bola.
2. Passe Frontal ou de Peito: é o passe executado por meio da extensão do cotovelo, estando este à frente do corpo e naaltura do peito.
3. Passe em Pronação: é o passe executado pelo movimento de pronação do punho, é um passe lateral e de curta ou média distância e exige uma boa habilidade técnica e uma excelente empunhadura. Tem como objetivo aumentar a velocidade de passes entre os alunos de uma mesma equipe.
Drible
O Drible é um fundamento individual ofensivo que consiste no ato de impulsionar a bola em...
tracking img