Fundamentos do ensino inclusivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Fundamentos do Ensino Inclusivos
Anastasios Karagiannis,
Willian Stainback e
Susan Stainback
A EXCLUSÃO NAS ESCOLAS lançan as sementes do descontentamentos e da discriminaçao socia. A educação é uma questão de direito humanos, e os indivíduos com deficiÊncias devem fazer parte das escolas, as quaisdevem modificar seu funcionamento para incluir todos os alunos. Esta é a mensagem que foi claramente transmitida pela Conferencia Mundial de 1994 da UNESCO sobre Nessecidades Educacionais Especiais (Liga Internacional das Sosiedades para Pessoas com Deficiencias Mental, 1994). EM sentido mais amplo, o ensino inclusivos é a pratica da inclusão de todos - independentimente de seu talento,deficiencia, origem socieconomica ou origem cultural em escolas e salas de aula provedoras, onde todas as necessidades dos alunos são satisfeitas.Este capitulo discute as razoes do ensino inclusivo em termos de beneficios para os alunos, para os professores e para sociedade. Educando todos os alunos juntos, as pessoas com deficiencias tem oportunidade de prerparar-se para a vida na comunidade, os professoresmelhoram suas habilidades profissionais e a sociedade toma a decisão consciente de funcionar de acordo com o valor social da igualdade para todas as pessoas, com os consequentes resultados de melhoria da apz social. Para conseguir realizar o ensino inclusivo, os professors em geral e especializados bem como os recursos, devem aliar-se em um esforços unificados e consistente.
Há tréscomponentes práticos interdependentes no ensino inclusivo. O primeiro deles é a rede de apoio, o componentes organizacional, que envolve a coordenaçao de equipes e de individuos que apoiam uns aos outros atraves de conexoes formais e informais (Stainback & Stainback, 1990a, 1990b, 1990c; Villa & Thousand, 1990). Stone e Collicott (1994) descreveram um sistema bem-sucedido de uam rede de tres camadas:Grupos de serviço baseados na escola grupos de serviços baseados no distrito e parcerias com as agencias comunitarias. Todos essses grupos funcionaram em uma base de apoio mútuo para capacitar o pessoal e os alunos. O segundo componente é a consuta cooperativa e o trabalho 3em equipe, o componete do procedimento, que envolve individuos de varias especialidades trabalhando juntos para planejar eimplementar programas para diferentes alunos em ambientes integrado (Harris, 1990; Por ter, Wilsion, Kelly & den Otter, 1991; Pugach & Johnson, 1990; Thousand & Villa, 1990. O Terceiro é a Aredizagem cooperativa, o componente do ensino, que está relacionando á criaçao de uma atmosfera de apredizagem em sala de aula em que alunos com varios interesses e a habilidades podem atingir o seupotencial ( Johnson & Johnson, 1986; Sapon-Shevin, 1990). Os agrupamentos heterogeneos ( Slavin, 1987), a tutela dos pares em varias formas (Delquadri,Greenwood, Whorton, Carla & Hall, 1986; Jenkins & Jenkins, 1981; Osguthorpe & Scruggs, 1986; Stainback & Hatcher, 1983; e os grupos de ensino para atividades de instruçao e recreaçao (Aronson, 1978; DeVries & Slavin, 1978) sãom alguns dos elementos daapredizagem cooperativa. Mais recentementes, a instruçao em multiniveis (Collicott, 1991; Stone & Moore, 1994 sintetizou os elementos do ensino cooperativo em uma abordagem coesa.
Os beneficios dos arranjos inclusivos são múltiplos para todos os envovildos com as escolas - todos os alunos, professores e a sociedade em geral. A facilitaçao programtica e sustentadora da inclusao na organiçao enos processos das escolas e das salas de aulas é um fator decisivo no sucesso.

BENEFÍCIOS PARA TDOS OS ALUNOS
Nas palavras de Vandercook, Fleetham, Sinclair e Tatlie (1998), "nas salas dde aula integradas, todas as crianças enriquecem-se por terem a oportuniodade de apreder umas com as outras, desenvolvem-se para cuidar umas das outras e conquistam as atitudes, as habilidades e os valores...
tracking img