Fundamentos do ensino de ciências i

Páginas: 5 (1153 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2011
INTRODUÇÃO

O presente portfólio traz relatos acerca do “Guia de Estudo” da disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Português I, o qual fora organizado pela Profª Ms. Elda Alves Oliveira Ivo, ministrado pela Profª Esp. Vasti Mendes da Silva Rocha e tem como objetivo, apresentar o referencial teórico e metodológico, analisar e discutir a organização dos conteúdos da LínguaPortuguesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
A grande finalidade da disciplina em foco é discutir a concepção da linguagem e ensino de Língua Portuguesa, suas inovações e seus efeitos nas práticas alfabetizadoras, possibilitando, no discurso pedagógico, a compreensão da aquisição lingüística a partir de seu significado social, histórico e político e as mudanças dos conceitos relacionadosàs práticas de leitura e escrita, presentes em nosso dia-a-dia, cumprindo variados usos e funções.

DESENVOLVIMENTO

REFLEXÃO SOBRE A PRÓPRIA HISTÓRIA DE APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA E NOÇÕES FUNDAMENTAIS SOBRE ESSE ESTUDO NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS

A língua é um código verbal do qual o homem se utiliza para a comunicação, é o idioma falado pelo indivíduo, é um conjuntode normas de um idioma.
Ela é de fundamental importância para o ser humano se comunicar, expressar seus sentimentos e interagir com os demais seres.
O primeiro contato do indivíduo com uma determinada língua é no contexto familiar e seu primeiro processo de socialização, que perdurará até a sua inserção numa instituição, é a escola.
Nas escolas, a língua materna ensinada aos alunos é a línguapadronizada por uma elite que normatiza o que será utilizado por um povo em seu processo de interação.
Uma proposta de ensino da língua deve valorizar o seu uso nas diferentes situações sociais, na sua diversidade de funções, variedades de estilos e modos de falar.
O trabalho de ensino da língua em sala de aula deve além do acima narrado, favorecer o uso e a reflexão dos alunos sobre asdiferentes possibilidades de emprego da mesma.

O IMAGINÁRIO INFANTIL SOBRE A ESCRITA A LEITURA E A PRODUÇÃO TEXTUAL

Ao chegar à escola a criança não se depara com a linguagem escrita no primeiro dia de aula, pois nos diferentes contextos sociais em que vive este contato com a escrita já existe de diferentes formas.
Os professores devem saber da importância de considerar que independente do quea escola ensina à criança, esta deve ser avaliada no conhecimento geral que tem relativo à escrita, pois desde antes de ingressar no contesto escolar a criança já vive em um mundo que a cerca de todos os tipos de representações, portanto já reconhece símbolos, objetos e outras formas de códigos.
No que diz respeito à leitura, as imagens devem ser priorizadas em um primeiro momento, pelo fatode a criança já contar com suas próprias idéias sobre o que está escrito ou desenhado, sendo importante visualizar que as respostas dadas, virão de acordo com a lingüística infantil, perfeitamente coerente para a criança.
Para a criança é mais fácil escrever do que ler e a relação entre leitura e decodificação não é nem direta nem simples, e não realidade não o é nem para os adultos.
Em outroviés, no que concerne ao trabalho de produção textual, este pode ser iniciado desde os três anos, com o envolvimento da criança na situação de elaboração do texto, seja por ela mesma ou por um professor ou adulto que age como um escrivão. No entanto, é preciso permitir que ela tente escrever de sua maneira, com os seus desenhos e grafias que para ela têm significado.

AQUISIÇÃO EDESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

A aquisição da linguagem é processo que embora natural, é longo e difícil.
Durante o processo, com o passar dos dias, a criança aos poucos vai adquirindo suas primeiras palavras através do comportamento observável, ou seja, a criança cercada da família, observa as palavras e de acordo com a fase em que se encontra, tenta se comunicar com quem os cercam.
Na primeira fase a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Instrumentação para o Ensino de Ciências I
  • FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS
  • Fundamentos e didática das ciências naturais i
  • Fundamentos metodológicos e prática no ensino de ciências
  • FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS
  • Fundamentos Práticos ao Ensino das Ciências Biológicas
  • Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de ciências ii
  • Fundamentos teoricos metódologicos do ensino de ciências 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!