Fundamentos do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- O autor ainda fala de modo breve, sobre a simbologia do direito. Esta é representada pela deusa Têmis; a balança significa equilíbrio, e a espada, poder de coerção. Mas, para Ihering, essessímbolos funcionam como o estado de direito completo, desde que sejam utilizadas com as mesmas competências.

2- Seguintes palavras de Rudolf Von Ihering em sua obra “ A luta Pelo Direito”: “A finalidadedo direito é a paz, a luta é o meio de consegui-la, enquanto o direito tiver de afastar o ataque causado pela injustiça e isso durará enquanto o mundo estiver com os olhos bem abertos, ele não serápoupado. A vida do direito é a luta, a luta de governos, de classes, de indivíduos e a luta de povos”
O direito é uma força viva e todos os direitos da humanidade foram conquistados através da luta,seja o direito de um povo, ou seja, o direito individual, ambos só se conquistam através muita persistência.
O autor declara “ninguém se atreverá a espoliar dos seus valores supremos um povo cujo seiose generalizou o hábito de cada um defender denodadamente o seu direito, mesmo nas menores coisas”.

3- O que o autor quer demonstrar com as palavras: “O despotismo sempre teve
início comviolações das regras de direito privado, com atos de desrespeito
ao indivíduo.” E as palavras “a força moral e o sentimento de justiça do povo
constituem a defesa mais eficaz que um país pode opor aos seusinimigos. A
força de um povo equivale à força do seu sentimento de justiça”.
Nas primeiras palavras o autor demonstra que o despotismo é uma forma de governar onde os “déspotas” possuem poderilimitado sobre a vida das pessoas, tornando-se assim um ato de invasão nos direitos privados dos cidadãos.
Na segunda demonstra que um povo unido e que luta pelos mesmos objetivos não dão abertura paraserem dominados pelos seus inimigos.



4- O interesse na luta pelo direito Segundo o autor
A luta pelo direito é um dever do interessado para consigo próprio. Ihering defende a seguinte...
tracking img