Fundamentos do comportamento individual

Páginas: 22 (5400 palavras) Publicado: 15 de fevereiro de 2014
1. Fundamentos do comportamento individual.
Características biográficas
As características biográficas estão prontamente disponíveis para os administradores e constituem o primeiro conjunto de características pessoais relevantes a ser analisado. Diversas pesquisas têm sido desenvolvidas no sentido de buscar relações entre as características biográficas e as variáveis dependentes: desempenho,absenteísmo, rotatividade, satisfação. Vamos analisar as principais:
A) Idade: Embora haja certo consenso que o desempenho tende a decrescer com a idade, as pesquisas não mostram esta relação. De forma geral, parece que trabalhadores mais velhos têm menos ausências “evitáveis”, embora tendam a faltar mais por razões de saúde. A rotatividade tende a decrescer com a idade.
Pontos positivos dosempregados mais velhos: Experiência. Bom senso. Forte sentido de ética. Compromisso com a qualidade.

Pontos negativos dos empregados mais velhos: Pouco flexíveis. Avessos a novas tecnologias.

Relação Idade X Rotatividade: Quanto mais velho menor a probabilidade de deixar o emprego (mais velho – menos oportunidades de empregos). Mais velhos têm menos probabilidade de pedir demissão por causa doseu tempo de casa (salários mais altos). Mais velhos – menor número de faltas evitáveis. Mais velhos – maior número de faltas inevitáveis.

Relação Idade X Produtividade: Produtividade cai com a idade? Habilidades necessárias (rapidez, agilidade, força física e coordenação) diminuem com a idade?(Pesquisas negam isso, pois mostram que a idade e o desempenho no trabalho não estão relacionados)Relação Idade X Satisfação no Trabalho: Os estudos indicam uma relação positiva pelo menos até 60 anos.

B) Estado Civil: Não parece haver correlações importantes, embora faltem estudos mais conclusivos. Aparentemente, os casados tendem a ser mais “estáveis” do que os solteiros.


CONCLUSÕES IMPORTANTES: É percebido que a idade tem pouca relação com a produtividade; os trabalhadores maisvelhos ou com mais tempo de casa apresentam menor probabilidade de se demitir, bem com os funcionários casados.
C) Sexo: A questão de se existem diferenças mensuráveis de desempenho profissional ente homens e mulheres é polêmica. De forma geral, as pesquisas têm mostrado que estas diferenças não existem. A possível exceção está no quesito absenteísmo: de forma geral, o papel de mãe pode levar a mulhera ausentar-se do trabalho com maior frequência.
Sexo Ocorre igualdade: Habilidade de resolução de problemas. Capacidade de análise. Espírito competitivo. Sociabilidade. Capacidade de aprendizagem.

D) Estabilidade: Pode-se analisar o “tempo de casa” no emprego de uma forma geral, um comportamento de maior estabilidade no emprego mostra relação negativa consistente com absenteísmo erotatividade e uma relação positiva com a satisfação.

Observação: O valor dessas informações para os executivos é que elas podem ajudar em uma melhor seleção entre os candidatos a emprego.

Habilidade
Habilidade se refere à capacidade de um indivíduo de desempenhar certas tarefas dentro de uma função. As habilidades podem ser intelectuais ou físicas (Habilidades Intelectuais: Necessárias para odesempenho de atividades mentais. Habilidades Físicas: Necessárias nas funções que exigem resistência e destreza manual); estas podem ser importantes para tarefas padronizadas. Nem todas as habilidades são importantes para todas as funções; porém, habilidades verbais, numéricas, espaciais e de percepção parecem estar relacionadas ao desempenho em geral.
As habilidades influenciam diretamente o nível dedesempenho e de satisfação do funcionário. É importante buscar uma correta adequação entre habilidades e as demandas da função. Um processo eficaz de seleção pode melhorar a adequação. Uma análise das tarefas pode fornecer as informações sobre as habilidades requeridas para seu melhor desempenho. Os candidatos podem então ser testados, entrevistados e avaliados em relação ao grau das habilidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos-do-comportamento-individual
  • fundamento do comportamento individual
  • Fundamentos do comportamento individual
  • Fundamentos do comportamento individual e cultura organizacional
  • Fundamentos do comportamento individual e cultura organizacional
  • Comportamento Individual
  • comportamentos individuais
  • Fundamentos de comportamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!