Fundamentos do comportamento individual e cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas

.............................................................................................................

OBJETIVO
Desenvolver a capacidade de raciocínio lógico, pesquisando sobre situações que as empresa enfrentam no mercado, seus desafios e buscas por melhores condições estratégicas para solidificar sua marca e ser referência na cabeça do consumidor.

ORIENTAÇÃO
CaroAluno,
Leia o texto a seguir atentamente e responda as questões propostas. O portfólio deve ser elaborado conforme o padrão de entrega e postado até a data e horário limite.

DESCRIÇÃO BASEADO NO LIVRO TEXTO

1. Introdução
O tênis hoje é um objeto tão popular, de uso tão generalizado que fica difícil imaginar que em sua origem era apenas um calçado esportivo usado somente por atletas na práticaesportiva. Foi somente nos últimos 30 anos que este produto saiu das pistas e quadras esportivas para tomar conta das ruas, pistas (de dança) e das arquibancadas de todo o mundo.
É para produzir e vender este produto que a Calçados Azaléia S.A. direciona seus esforços na construção da marca Olympikus. Segmento de maior valor na indústria de calçados, o tênis, que na origem desta indústriafundada em 1958 no município de Parobé no interior do Rio Grande do Sul, nem fazia parte da sua linha de produtos, hoje já representa 40% do seu faturamento.
Este caso mostrará as origens desta marca, sua evolução e as razões que levaram a Azaléia a lançá-la, relançá-la e expandi-la pelo mundo. Será visto, também, um cenário da competição neste segmento de produto para ajudar na compreensão doscaminhos adotados pela Azaléia para o crescimento da Olympikus.

2. A História do Tênis
A origem do calçado esportivo como é conhecido hoje remonta ao século XIX, com as primeiras sandálias de croquete, esporte nobre inglês. Já no século XX a necessidade de tênis adaptados à prática de basquete fez com que algumas indústrias que trabalhavam no processamento de borracha desenvolvessem os calçadosvulcanizados que seriam utilizados nas quadras de madeira. Também o desenvolvimento das sapatilhas de corrida contribuiu para formar a base dos tênis atuais. É deste período o clássico Converse All-Star, um dos tênis mais vendidos até hoje.
Pouca coisa, ou quase nada, mudou até o início dos anos 60 com a introdução dos tênis de couro pela Adidas e Puma.
Mas até os anos 70 o tênis continuava comocalçado esportivo. A grande mudança nessa indústria ocorreu no final dos anos 70 quando as tribos urbanas adotaram o tênis como seu uniforme, fazendo que este produto deixasse a categoria de equipamento esportivo e se transformasse em um dos maiores ícones culturais dos jovens do início do século XXI.
As marcas que dominam o mercado mundial de tênis hoje são a norte-americana Nike, a tambémnorte-americana, mas de origem inglesa, Reebok e as alemãs Adidas e Puma, todas com faturamento mundial acima de US$ 1 bilhão por ano. No caso da Nike, líder mundial, seu faturamento já alcança quase US$ 15 bilhões.

3. Investimentos em Comunicação
Este movimento de popularização do tênis está intimamente ligado à sua exposição nos meios de comunicação. A qualquer momento o tênis está presente em todasas casas do mundo através da televisão, de revistas e jornais.
Sejam os últimos comerciais preparados pelas marcas, sejam as transmissões de futebol onde todas as camisetas e chuteiras têm o logo da marca oficial em tamanho grande o suficiente para não passar desapercebido, seja o artista popular se apresentando em um programa de auditório com o último lançamento nos pés.

4. O Endosso dosÍdolos
Outro recurso utilizado ao longo dos anos pelas marcas esportivas tem sido o tênis assinado pelos maiores ídolos do esporte. Dessa forma, as empresas procuram direcionar para os seus produtos o carinho e a admiração que estas
figuras despertam no público. É como se os compradores dos produtos pudessem ter um pouco da magia dos seus ídolos nos seus pés.

5. O Casamento com a Moda
Como o...
tracking img