Fundamentos do 5s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTOS DO 5S

1 – Origem
5s é uma prática desenvolvida no Japão, onde os quais ensinam a seus filhos princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta. Depois de ocidentalizada, ficou conhecida também como Housekeeping.
A denominação 5S é divida às cinco atividades seqüênciais e cíclicas iniciadas pela letra “S”, quando nomeadas em japonês. São elas: SEIRI, SEITON, SEISO,SEIKETSU E SHITSUKE.
Algumas empresas no Japão utilizam o 5S como uma ferramenta indispensável para a implementação e a consolidação da GQT. Os efeitos do S são tão abrangentes que o tornam uma prática fundamental para observação e consolidação do processo educacional de quaisquer atividades.
Apesar do 5S ser reconhecido mundialmente como originário do Japão, a sua essência está presente emqualquer população, nação, sociedade, família ou pessoa que pratique bons hábitos, que zele pela higiene, segurança, bem-estar, sensatez e respeito ao próximo.
No Brasil, várias empresas vêm desenvolvendo a prática do 5S (algumas usando outras denominações para o programa) com bons resultados. A responsabilidade pela gestão varia de acordo com cada empresa. Em algumas, a gestão está por conta daárea de recursos humanos ou secretaria da qualidade. Em outras, a responsabilidade é da área de segurança industrial ou, até mesmo, da área de produção.
Independente de quem seja o responsável que a prática do 5S ocorra em toda empresa e em todos os níveis trazendo o benefícios.

2 – Significado
Significado de cada “S”.
SEIRI – ORGANIZAÇÃO
Organizar é separar as coisas necessáriasdas que são desnecessárias. Dando um destino para aquelas coisas que deixam de ser úteis para aquele ambiente.
Outras traduções: Utilização, seleção.

SITON – ORDENAMENTO
Ordenar é guardar as coisas necessárias, de acordo com sua facilidade de acessá-las, levando em conta a freq6uência de utilização, o tipo e o peso do objeto, como também uma seqüência de lógica já praticada, ou de fácilassimilação. Quando se tenta ordenar as coisas, necessariamente o ambiente fica mais arrumado, mais agradável para o trabalho e, consequentemente mais produtivo.
É bom refletir que a pratica da organização e do ordenamento, fornece extraordinários subsídios para melhorar qualquer processo.
Outras traduções: sistematização arrumação.

SEISO – LIMPEZA
Limpar é eliminar as sujeiras,inspecionando para descobrir e atacar as fontes de problemas. A limpeza deve ser encarada como uma oportunidade de inspeção e de reconhecimento do ambiente. Para tanto, é de fundamental importância que a limpeza seja feita pelo próprio usuário do ambiente, ou pelo operador da máquina ou equipamento.
A limpeza é o monitoramento do ambiente, dos equipamentos e das pessoas.
Outras traduções: inspeção,zelo.

SEIKETSU – ASSEIO
Manter a asseio é conservar a higiene tendo o cuidado para que os estágios de organização, ordem e limpeza, já alcançados não retrocedam. Isto é executado através da padronização de hábitos, normas e procedimentos.
Outras traduções: padronização, saúde, aperfeiçoamento.

SHITSUKE – DICIPLINA
Ser disciplinado é cumprir rigorosamente as normas e tudo o que forestabelecido pelo grupo. A disciplina é um sinal de respeito ao próximo.
Outras traduções: auto-controle, educação.

Alguns questionamentos são feitos quanto à denominação do 5S (japonesa), uma vez que as atividades sendo tão básicas, dispensariam este rótulo. A verdade é que a denominação está difundida de tal forma que já não se percebe tratarem-se de cinco palavras japonesas. É muito comumouvir-se falar “vamos fazer o 5S”, para qualquer atividade de melhoria dos ambientes nas empresas que o praticam. No fundo, o processo 5S nada mais é do que a prática de “bons hábitos”. Há dúvidas se a utilização de uma denominação tipo “prática de bons hábitos”, teria a mesma aceitação que a denominação 5s, já que poderia haver um possível preconceito por parte das pessoas ao serem convocadas...
tracking img