Fundamentos de ti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. Objetivo 4
2 .Introdução 5
3. Conceito de Mobilidade 6
3.1 Computação Móvel 8
3.2 Disponibilidade 10
4.Diferença entre Mobilidade e Portabilidade 11
5.Conexões Wireless 13
5.1 O Conceito 13
5.2 Modelos de Redes – A Grande divisão 13
5.3 WPAN 13
5.4 WLAN: 13
5.5 WMAN 14
5.6 Cada rede no seu ambiente 14
5.7 Comunicações Sem Fio – Do Cotidianoao Futuro 15
5.8 WAP 16
5.9 WIMAX 17
6. Computação Móvel 18
6.1 A Revolução da Computação Móvel 18
6.2 Fatores Relacionados a Hardware e Software para Computação Móvel 18
6.3 Gerenciamento de Energia 19
6.4 Protocolos para Suporte a Computação Móvel 20
7. Dispositivos móveis 21
7.1 Tendências no ambiente corporativo: a empresa em tempo real 21
7.2 Porque se tornarmóvel? 21
7.3 Alguns dispositivos móveis 22
8. Conclusão 24
9. Bibliografia 25

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é esclarecer os conceitos novos dos termos da tecnologia dos quais iremos ouvir falar durante o decorrer do curso.
São eles Mobilidade, Portabilidade, Conexão Wireless, Computação Móvel e Dispositivos Móveis.
Abordaremos a diferença entre Mobilidade ePortabilidade, assim como a origem da Computação Móvel, citaremos alguns exemplos de conexões Wireless e mostraremos os principais tipos de Dispositivos Móveis.
Ao final, será exposta a conclusão geral sobre os temas.

INTRODUÇÃO

É notória a inclinação da sociedade à mobilidade, pois o uso dos smartphones, notebooks e agora os tablets tem sido mais acentuada. Só em 2010, até o mês desetembro, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), chegamos a 12.145 milhões de usuários de smartphones. Tais produtos se tornaram alvo de consumo das pessoas e, para aproveitar a oportunidade, os fabricantes têm buscado formas e novidades para que seus produtos não passem despercebidos no mercado.
Acompanhar essa inclinação à mobilidade, considerada recente, pois seus traçosmais marcantes datam de 3 ou 4 anos atrás, nos leva a pensar que as dúvidas são similares as que surgiram na mente dos empresários há alguns anos, quando os computadores passaram a ser utilizados em grande escala com o ERP (Enterprise Resource Planning) ou outros sistemas de gestão que permitem a integração de diversas áreas e atividades.
Quando se trata de mobilidade o quesito principal é oplanejamento, como aquele realizado para a troca ou inserção de um projeto de tecnologia e assim garantir a melhoria dos processos e a perfeita sintonia das atividades da corporação.
Então, como montar um planejamento de mobilidade para uma empresa de TI? O primeiro passo é entender se o que será feito irá reduzir custos operacionais, tornará as atividades mais flexíveis e, fundamentalmente, trarábenefícios como o aumento de produtividade ou vendas, uma melhora significativa na qualidade de atendimento, ou até mesmo o aumento de controle em operações que, antes da mobilidade, seria impossível.
Podemos ver como a mobilidade é uma aliada aos projetos de tecnologia de toda a empresa, pois veio também para somar e otimizar os resultados. Do que adianta ter uma gestão tecnológica eficazdentro da empresa, se da porta para fora os funcionários apresentam dificuldades para atender às solicitações do cliente ou se não conseguem realizar tarefas de forma independente, mantendo contato telefônico com a organização? A gestão tecnológica hoje deve ser feita integralmente, ou seja, de dentro para fora e de fora para dentro da empresa.

CONCEITO DE MOBILIDADE

Os profissionaisgostariam de levar para suas reuniões de negócios, com parceiros ou clientes, e até mesmo em viagens de negócios ou particulares, suas informações e dados importantes que estão contidos em seus escritórios físicos.
Além disso, se conseguissem trocar e atualizar dados online com sistemas corporativos, seria melhor ainda.
Há alguns poucos anos atrás, devido às limitações da tecnologia que...
tracking img