Fundamentos_de_Sistemas_de_Informacao_AD

1303 palavras 6 páginas
Leia atentamente o caso a seguir:
O objetivo da família "Flores" foi manter o negócio que iniciou com o bisavô paterno. Numa pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul, seu Gabri (como era conhecido), montou sua primeira lojinha de discos. Naquela época, os discos de vinil estavam em alta. A garagem ao lado de casa foi o ponto de partida para uma rede enorme de lojas que atualmente atende o mercado musical em várias cidades do RS e SC.

No começo, seu Gabri tinha uma caderneta que acabou ficando famosa. Marcava todas as compras dos clientes no que chamava de CRM - Caderneta de Registro Mensal. O cliente comprava um disco (do Roberto Carlos, por exemplo), seu Gabri registrava na CRM e ainda utilizava esses registros para analisar os gostos e as tendências mais frequentes de acordo com a procura dos clientes. Assim, nunca deixava um cliente esperando muito tempo, aliás, tão pouco faltava-lhe mercadorias.
É certo que a empresa foi crescendo, e ao mesmo tempo, a dificuldade em gerenciar a CRM. Sugiram as novas gerações da família, novas visões de negócio foram sendo incorporadas àquela prática de outrora.

Hoje em dia, a empresa possui a matriz em Porto Alegre, mas suas filiais estão nas principais cidades do RS e de SC. Um sistema de informação, já testado em outras organizações do mesmo ramo de negócio, foi implantado na matriz, com conexão com todas as filiais da empresa.

O sistema integra diferentes áreas da organização, desde as compras, até as vendas, gerenciamento de estoques, marketing, financeiro, contábil, etc.
Hoje é possível saber, por exemplo, quem são os melhores clientes das lojas de SC: o que compram, o que desejam. Os relatórios, que podem ser acessados pela alta gestão da empresa, dão uma completa visão de mercado, como também de tendência da própria empresa diante do contexto em que está inserida.
Uma vez cadastrado numa loja do interior de Santa Catarina, os dados dos clientes podem ser acessados em qualquer outra loja, por exemplo,

Relacionados