Fundamentos de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O preço do sucesso do Habib's começa com zero

Introdução


O Habib's, atualmente, é a segunda maior cadeia de fast food do Brasil. Com origem 100% nacional, a rede expandiu seus negócios focando em um mercado específico e com sua estratégia bem definida. O Habib's tem mais de 305 lojas espalhadas por todo o país e atende mais de 150 milhões de consumidores por ano.

Provavelmente,qualquer um que tenha entrado na primeira loja da marca - localizada no bairro da Lapa (SP, capital) - no ano de sua inauguração, em 1988, jamais imaginaria que o Habib's se tornaria uma das maiores potências do setor no país. Uma loja fast food nacional, que serve comida árabe, principalmente, para a população de baixa renda, fundada por um português ex-dono de padaria, formado em medicina eempreendedor por natureza.

Fato é que o fundador da lanchonete, Alberto Saraiva, foi um dos primeiros a operarem seus negócios aqui no Brasil sob o modelo “low fare, low cost”, que se tornou extremamente popular nos dias de hoje. Tal modelo foi criado pela companhia aérea Norte- Americana Southwest Airlines. No nosso país, atualmente, outras empresas como Gol Transportes Aéreos, Casas Bahia e Hotel Ibistambém operam sob esse modelo.

Podemos dizer também que o Habib's, de certa forma, ao entrar no mercado também se inspirou nas estratégias competitivas genéricas de Porter, que são os métodos utilizados para superar os concorrentes em uma indústria, através de seu posicionamento.

As empresas devem escolher uma posição dentro da estrutura da indústria, sendo que esse posicionamento abrangea abordagem geral da empresa para competir. Há dois tipos básicos de vantagem competitiva: o menor custo e a diferenciação.
A vantagem competitiva escolhida pelo Habib's é o menor custo. Definida por Porter como "a capacidade de uma empresa de projetar, produzir e comercializar um produto comparável com mais eficiência do que seus competidores". Dessa forma o Habib's ganhou vantagem sobre outrasredes de fast food, como a líder McDonald's.

Até hoje, o Habib's mantém alguns preços de seu cardápio abaixo de R$1,00, como o carro chefe Bib´sfiha de carne e de frango, que atualmente custam R$ 0,98.

Para atingir seu objetivo de oferecer preço baixo, variedade e qualidade, a rede investiu na gestão da organização e verticalizou sua cadeia produtiva. Segundo o próprio Alberto Saraiva ementrevista à HSM Management, maio/junho 2004: "Quem quer ser líder do mercado em algum setor tem que verticalizar (...) porque é a melhor maneira de conseguir preço baixo com boa qualidade".

A rede opera com uma cozinha central em cada estado em que mantém presença, de onde os alimentos são distribuídos entre as lojas. E possui ainda sua própria padaria industrial, fabrica de sorvetes,laticínios, além de uma estrutura de apoio às lojas e franqueados.
Público-alvo e objetivos do composto promocional


Toda essa estrutura e verticalização organizacional para redução de custos e preços, que se desenvolveu ao longo da história do Habib's, visa atender desde o público de renda mais baixa, classe C e D, que predomina, e também abocanha uma porcentagem da classe média/alta, em torno de 12 a15% do público alvo da empresa.

O público-alvo da rede abrange principalmente famílias, e tem um foco especial em crianças e adolescentes, que normalmente dependem de mesadas e não têm muito dinheiro para gastar com alimentação. Para atingir o público infantil, por exemplo, o Habib's investe na promoção, distribuindo brindes e brinquedos juntamente aos Kits Habib's (o combo infantil do Habib'sequivalente ao Mc Lanche Feliz do McDonald's).

Executivos e pessoas que precisam de uma refeição rápida também integram uma boa parcela do público-alvo da lanchonete.

Em seu composto promocional o Habib's tem como objetivo atrair seu consumidor através do preço baixo, variedade e qualidade de produtos, alinhando os elementos que se destacam no mix de marketing da empresa com a estratégia...
tracking img