Fundamentos de macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Observando a reportagem selecionada, a queda do dólar e uma aparente estabilidade da moeda americana têm provocado uma corrida às casas de câmbio, muitos querem aproveitar o momento paraconsumir.
Depois de várias quedas consecutivas do dólar americano nas últimas semanas, o governo federal resolveu agir através de dois leilões de compra da moeda norte-americana. Com base nosfundamentos da macroeconomia, iremos analisar esse acontecimento através do estudo das Políticas Macroeconômicas e determinação do produto numa Economia Fechada.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1. DemandaAgregada e o Multiplicador Keynesiano
Para entendermos como a política fiscal e monetária afetam a demanda agregada, vamos deduzir a equação da demanda agregada .
Para deduzirmos vamos começar com coma identidade básica: o nível da demanda total é a soma do consumo, investimento e dos gastos do governo.
O consumo é uma função decrescente da taxa de juros ( considerando o caso normal em que taxasmais altas de juros dão origem a uma poupança mais alta), é a função crescente da renda disponível atual e a função crescente da renda disponível prevista no futuro.
A demanda de investimento é afunção negativa das taxas de juros e em função positiva da produtividade marginal esperada do capital.
A demanda agregada é uma função positiva do dispêndio governamental, é uma função negativa dosimpostos , uma função positiva da renda futura prevista, uma função positiva da produtividade marginal esperada e uma função negativa da taxa de juros.
Keynes também destacou uma conclusão importante deuma equação. De acordo com essa equação, um aumento nos gastos governamentais, G, gera um aumento na demanda agregada maior do que o aumento inicial do gasto governamental.
2. Esquema IS/LMUma forma útil e muito conhecida de deduzir o padrão da demanda agregada e de verificar os efeitos de políticas macroeconômicas é o modelo IS/LM, uma representação gráfica desenvolvida em 1973 pelo...
tracking img