Fundamentos de histologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CEUCLAR

Centro Universitário Claretiano







LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA









BIOLOGIA HUMANA: UNIDADE 4 – FUNDAMENTOS DE HISTOLOGIA









ADECEZAR RODRIGUES DE CAMPOS







Ouro Preto do Oeste

2011





ADECEZAR RODRIGUES DE CAMPOS



















BIOLOGIA HUMANA: ATIVIDADES UNIDADE 4 – FUNDAMENTOS DEHISTOLOGIA





Atividades da Unidade 4 apresentadas para avaliação da disciplina de Biologia Humana do curso de Licenciatura em Educação Física, do Centro Universitário Claretiano, ministrada pela tutora Karina Polezel .



PROF.ª: KARINA POLEZEL





Ouro Preto do Oeste

2011



ATIVIDADE UNIDADE 4



1) Como o organismo humano éorganizado estruturalmente?

Células, órgãos e sistemas.

2) O que é uma célula e quais são os dois tipos básicos?

Célula, unidade mínima de um organismo, capaz de atuar de maneira autônoma. Alguns organismos microscópicos, como bactérias e protozoários, são células únicas, enquanto os animais e plantas são formados por muitos milhões de células organizadas em tecidos e órgãos.
Os dois tiposbásicos são: Células procarióticas e eucarióticas. 
As primeiras, que incluem bactérias e algas verde-azuladas, são células pequenas e de estrutura simples. O material genético não está rodeado por nenhuma membrana que o separe do resto da célula.
As células eucarióticas, que formam os demais organismos vivos, são muito maiores e têm o material genético envolto por uma membrana que forma umórgão esférico importante chamado de núcleo.

3) Quais são as principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal e quais são suas funções?

Carbono, hidrogênio e oxigênio.

4) Quais são os três grupos de carboidratos e quais suas funções? Caracterize cada um.

Monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Monossacarídeos: Os monossacarídeos são carboidratos simples, poisnão sofrem o processo de hidrólise. Estes compostos orgânicos, portanto, são carboidratos polimerizados. A maioria dos monossacarídeos possuem de 3 a 6 átomos de carbono. Constituem importante fonte de energia para o funcionamento e manutenção do corpo humano.

Principais monossacarídeos: Frutose: presente na maioria das frutas e também no mel. Sua principal função é fornecer energia para o corpohumano.

Glicose: Também possui função energética. Encontrado também no mel e nas frutas.

Galactose: presente na lactose (açúcar do leite). Fornece energia para o corpo humano.

Ribose: compõem a estrutura do RNA (ácido ribonucleico).

Dissacarídeos: Designação dos hidratos de carbono que estruturalmente provêm da junção de duas moléculas de monossacarídeos do mesmo tipo ou de tiposdiferentes. Os principais dissacarídeos são a sacarose, a trealose, a lactose e a melibiose, e existem na forma livre e em quantidades significativas nos tecidos ou em produtos de excreção. A sacarose é fundamental no metabolismo das plantas superiores e a trealose é fundamental no metabolismo dos fungos e plantas fotossintéticas inferiores. 
Devido a terem sabor doce, os dissacarídeos estão incluídosna designação de açúcar, mas o seu poder adoçante é muito variável.

Polissacarídeos: Os polissacarídeos são glícidos hidrolisáveis formados por mais de dez moléculas de monossacarídeos ligados entre si através de ligações glicosídicas, constituindo longas cadeias lineares ou ramificadas. A hidrólise destes compostos origina elevadas quantidades de monossacarídeos, e ao contrário dos mono- edissacarídeos, estas moléculas são insolúveis em água, não interferindo no equilíbrio osmótico celular. Os polissacarídeos podem ser classificados em homopolissacarídeos e heteropolissacarídeos. As principais funções desempenhadas pelos polissacarídeos são reserva energética e estrutural.

5) Defina proteínas e diferencie proteína simples de proteína conjugada.

As proteínas são as...
tracking img