Fundamentos de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
Curso de Administração



Fundamentos de Filosofia

Mossoró – RN
Julho de 2012

Fundamentos de Filosofia



Mossoró, 12 de Julho de 2012
Curso: Administração bacharelado 2012.1


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
O quê é conhecimento? 5
Quais os niveis de conhecimento? 5
Relação entre Filosofia, Ciência e Senso comum 6Conclusão 7
BIBLIOGRAFIA 8

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostrar algumas definições e compreensões sobre o que vem a ser o conhecimento e quais seus níveis, tentando conhecer de maneira salutar a historia da ciência filosófica, levantando ideias convincentes que direcionem a uma melhor visão critica dos conteúdos, métodos e estudos abordados por esta disciplina. A filosofia é feitaantes mesmo de sabermos o seu conceito real, pois ao pensarmos sobre a filosofia estamos filosofando. Segundo Schelling – “Todo nosso saber sempre permanecerá filosofia, isto é, sempre um saber apenas em progresso, cujo grau superior ou inferior devemos apenas ao nosso amor à sabedoria, isto é, a nossa liberdade.” Então para iniciarmos reflexões sobre conhecimentos e saberes, acredito que énecessário o desenvolvimento da consciência, pois ela é uma das principais, se não a principal característica do ser humano.
Na historia da Filosofia a questão do conhecimento foi bastante especulada durante vários períodos, e um dos principais temas discutidos. Outros temas também tiveram grande atenção, esses temas foram denominados Problemas filosóficos. Os problemas filosóficos relacionados aoconhecimento humano preocuparam quase todos os filósofos, e são tratados por uma disciplina filosófica que é designada por diversos nomes: Gnosiologia, Critica do conhecimento, Epistemologia e Teoria do conhecimento que é a denominação usada por Gilberto Cotrim e outros autores.
A teoria do conhecimento pode ser definida como a investigação acerca das condições do conhecimento verdadeiro. Emboraajam tantas outras definições e teorias do conhecimento. As questões principais discutidas dentro da teoria do conhecimento em resumo são as reflexões filosóficas com o objetivo de investigar as origens, as possibilidades, os fundamentos, a extensão e o valor do conhecimento.

O que é conhecimento?

De acordo com filósofo o norte-americano Richard Rorty, que nos trás a definição mais frequenteentre os filósofos para essa questão “Conhecer é representar cuidadosamente o que é exterior à mente”. E representar, por sua vez. é o processo pelo qual a mente torna presente diante de si a imagem, a ideia ou o conceito de algum objeto.
Portanto, para que exista conhecimento, sempre será necessária a relação entre dois elementos básicos: um sujeito conhecedor (nossa consciência, nossa mente) eum objeto conhecido (a realidade, o mundo, os inúmeros fenômenos). Só haverá conhecimento se o sujeito conseguir apreender o objeto, isto é, consegui-lo representar mentalmente.
Dependendo da corrente filosófica, será dada, no processo de conhecimento, maior ou menor importância ao sujeito (é o caso do idealismo) ou ao objeto (é o caso do realismo ou materialismo).

Quais os níveis deconhecimento?

Em síntese há quatro níveis de conhecimento: o conhecimento popular, conhecimento cientifico, conhecimento filosófico e conhecimento teológico. Onde o Conhecimento popular o objeto (= campo de análise): um pouco de tudo, e o método (= como se analisa): de maneira assistemática, sem método.
Conhecimento cientifico que tem como objeto a descoberta das leis que presidem os fenômenossensíveis; e, como método, serve-se da observação sistemática e, quando possível, da experimentação. Dessa maneira, a ciência se separa da filosofia.
O conhecimento filosófico questiona todas as coisas, procurando saber sua essência (o que é?), sua origem (de onde vem?), seu destino (para onde vai?), seu sentido (por quê?), questiona o homem como um todo e se pergunta quais são seus elementos...
tracking img