Fundamentos de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclo de Estudos em Enfermagem

Trabalho de grupo prático FE1

Tema
Competências e Funções do Enfermeiro

Vera Rodrigues
Sabina Nistor

Silves, janeiro de 2013

Trabalho de grupo prático FE1

Tema
Competências e Funções do Enfermeiro

Autores:
Vera Rodrigues
Sabina Nistor

Docente:
Prof. Doutor Rogério Andrade

Unidade Curricular:
Fundamentos de Enfermagem I

Silves,janeiro de 2013

Índice

Introdução……………………………………………………………………………….3
Dar a conhecer o REPE……………………………………………………………….4
Descrever os objetivos do REPE……………………………………………………..5
Identificar os conceitos do REPE……………………………………………….……6
Caracterizar os cuidados/competências de enfermagem……………………...7-13
Compreender as intervenções do enfermeiro………………………….……...14-15
Especificar os direitos,deveres e incompatibilidades dos enfermeiros…….16-17
Conclusões……………………………………………………………………...…….18
Bibliografia…………………………………………………………………………….19


INTRODUÇÃO

Entre os temas em que nos foi apresentado escolhemos este porque sendo ele de informações básicas é de grande importância como futuros profissionais de saúde conhecer as competências e funções do enfermeiro bem como compreende-las.Os objetivos a atingir são os seguintes:

1. Dar a conhecer o Regulamento para Exercício Profissional do Enfermeiro.

2. Descrever os objetivos do REPE.

3. Identificar os conceitos do REPE.

4. Caracterizar os cuidados/competências de enfermagem.

5. Compreender as intervenções do enfermeiro.

6. Especificar os direitos, deveres e incompatibilidades dos enfermeiros.1. Dar a conhecer o Regulamento para Exercício Profissional do Enfermeiro.
Com este objetivo pretende-se dar a conhecer o regulamento do exercício da profissão de enfermagem de maneira clara e sucinta.
1.1 - A enfermagem registou entre nós, no decurso dos últimos anos, uma evolução, quer ao nível da respetiva formação de base, quer no que diz respeito à complexificação edignificação do seu exercício profissional, que torna imperioso reconhecer como de significativo valor o papel do enfermeiro no âmbito da comunidade científica de saúde e, bem assim, no que concerne à qualidade e eficácia da prestação de cuidados de saúde.
1.2 - Verifica-se, contudo, que o exercício profissional da enfermagem não dispõe ainda de um instrumento jurídico contendo a sua adequada regulamentação,carência que o presente diploma precisamente visa colmatar. Com efeito, independentemente do contexto jurídico-institucional onde o enfermeiro desenvolve a sua atividade - público, privado ou em regime liberal -, o seu exercício profissional carece de ser regulamentado, em ordem a garantir que o mesmo se desenvolva não só com salvaguarda dos direitos e normas deontológicas específicos daenfermagem como também por forma a proporcionar aos cidadãos deles carecidos cuidados de enfermagem de qualidade.
1.3 - O presente diploma clarifica conceitos, procede à caracterização dos cuidados de enfermagem, especifica a competência dos profissionais legalmente habilitados a prestá-los e define a responsabilidade, os direitos e os deveres dos mesmos profissionais, dissipando, assim, dúvidas eprevenindo equívocos por vezes suscitados não apenas a nível dos vários elementos integrantes das equipas de saúde mas também junto da população em geral.
1.4 - A regulamentação do exercício profissional da enfermagem, a que agora se procede, corresponde também aos princípios decorrentes da Lei de Bases da Saúde (Lei n.º 48/90, de 24 de Agosto) e, designadamente, aos consignados na alínea c) da baseXIV, no n.º 1 da base XV e no n.º 2 da base XL da mesma lei.
1.5 - Foram ouvidas, sobre o conteúdo do presente diploma, as estruturas associativas e sindicais representativas dos enfermeiros.

2. Descrever os objetivos do REPE.
O REPE (regulamento do exercício da profissão de enfermagem) é um documento único, disponibilizado a todos os enfermeiros.

* O REPE tem como objetivo definir...
tracking img