Fundamentos de eletricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos de Eletricidade

Docente : Joel Nogueira Gonçalves

Conteúdos da Disciplina - Ementa
• • • • Fundamentos de Eletricidade Introdução aos conceitos e termos básicos para o usuário de eletricidade. Fundamentos e conceitos básicos de eletricidade, corrente, tensão, leis de ohm. Introdução a Instalações Elétricas de Baixa Tensão (NBR 5410); conceitos, simbologia de projeto,dispositivos de manobras e proteção, dimensionamento simplificado de circuitos de alimentação, esquemas básicos de uma instalação elétrica de baixa tensão; caracterização dos principais defeitos em instalações elétricas de baixa tensão, suas causa internas e externas. Fonte de Alimentação – princípio de funcionamento, tipos, características, principais defeitos e causas. Fornecimento de Energia Elétrica;Portaria 456 ANEEL, normas e padrões (concessionária local). Sistemas de Aterramento; Conceituação, SPDA - Sistema de Proteção contra Descargas Atmosférica, Aterramento de Neutro.

• • •

ELETRODINÂMICA
O MECANISMO DA CORRENTE ELÉTRICA

A corrente elétrica é carga elétrica em movimento, ou seja, consiste no movimento de íons, ou de elétrons que escapam dos átomos e vão passando de um átomoa outro.

ELETRODINÂMICA
O MECANISMO DA CORRENTE ELÉTRICA

Tipos de condução de corrente elétrica: - Eletrônica ou metálica (movimento de eletrons). - Eletrolítica (movimento de ions). - Gasosa (movimento de ions ou eletrons)

ELETRODINÂMICA
Os efeitos da CORRENTE ELÉTRICA

As cargas elétricas em movimento, isto é, a corrente elétrica, apresentam propriedades que as cargas elétricas emrepouso não apresentam. Dentre estes efeitos, vamos estudar os considerados mais importantes, para as utilizações convencionais da energia elétrica.

ELETRODINÂMICA
Os efeitos da CORRENTE ELÉTRICA

1. Efeito térmico : Quando a corrente elétrica passa em um condutor, produz-se calor (ondas eletromagnéticas) e o condutor se aquece. Este fenômeno, também chamado efeito Joule. Esse efeito é abase de funcionamento dos aquecedores elétricos, chuveiros elétricos, secadores de cabelo, lâmpadas térmicas ou incandescentes.

ELETRODINÂMICA
Os efeitos da CORRENTE ELÉTRICA

2. Efeito luminoso : Em determinadas condições, a passagem da corrente elétrica através de um gás rarefeito faz com que ele emita luz. As lâmpadas fluorescentes e os anúncios luminosos (neon). são aplicações desseefeito. Neles há a transformação direta de energia elétrica em energia luminosa.

ELETRODINÂMICA
Os efeitos da CORRENTE ELÉTRICA

3. Produção de um campo magnético : Quando a corrente elétrica passa em um condutor, ao redor do condutor se produz um campo magnético. A corrente elétrica se comporta como um ímã, tendo a propriedade de exercer ações sobre ímãs e, sobre o ferro.

ELETRODINÂMICAOs efeitos da CORRENTE ELÉTRICA

4. Efeito químico :. Uma solução eletrolítica sofre decomposição, quando é atravessada por uma corrente elétrica, fenômeno chamado eletrólise. Esse efeito é utilizado no carregamento de baterias, no revestimento de metais: cromagem, niquelação etc.

ELETRODINÂMICA
Os efeitos da CORRENTE ELÉTRICA

5. Efeitos fisiológicos : a corrente elétrica tem ação, demodo geral, sobre todos os tecidos vivos, porque os tecidos são formados de substâncias coloidais e os colóides sofrem ação da eletricidade. Mas é particularmente importante a ação da corrente elétrica sobre os nervos e os músculos.

ELETRODINÂMICA
Os efeitos da CORRENTE ELÉTRICA

5. Efeitos fisiológicos.... : Na ação sobre os nervos devemos distinguir a ação sobre os nervos sensitivos e sobreos nervos motores. -A ação sobre os nervos sensitivos dá sensação de dor. - A ação sobre os nervos motores dá uma comoção (choque). - A corrente elétrica passando pelo músculo produz nele uma contração.

ELETRODINÂMICA
Os efeitos da CORRENTE ELÉTRICA

5. Efeitos fisiológicos.... :Choque elétrico –
Quando uma corrente elétrica passa pelo nosso corpo, a ação sobre os nervos e os músculos...
tracking img