Fundamentos de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos da economia – aula 4
1.2.3- Noção de custo de oportunidade e de analise marginal
A falta de recursos faz com que os produtores efetuem escolhas para produção de bens. Em um mundo de recursos limitados, a oportunidade de produzir um bem significa deixar de produzir outro e essa escolha acontece ganhos e perdas.
O lucro total é igual a receita total menos o custo total
A análisemarginal estuda as repercussões sobre o lucro total, a partir dos efeitos sobre a receita total (preços x quantidade) e o custo total (custo médio x quantidade). Assim tem-se que:
Variação do lucro total é igual a receita marginal menos o custo marginal
A receita marginal é definida como a receita proporcionada pela venda de uma unidade adicional do produto. O custo marginal é o custo da produçãode uma unidade adicional do produto. A importância da análise marginal é intuitiva

A firma continuará a produzir unidades adicionais do produto até o ponto em que o custo marginal for igual ao preço. Este será o ponto de equilíbrio da produção da firma. Obviamente que, com mais de um produto, os cálculos ficam mais complicados, mas o
princípio será o mesmo.

1.3 MODELO SIMPLIFICADO DOSISTEMA ECONÔMICO

A economia decidirá o quê, quanto, como e para quem produzir em função da demanda dos consumidores, da disponibilidade de recursos e da dotação tecnológica. Nas economias de mercado, essas respostas são fornecidas pela concorrência e pelo sistema de preços. Nas economias centralmente planificadas, essas decisões competem ao órgão central de planificação, enquanto nas economiasmistas, cabe tanto às empresas estatais e ao plano central indicativo, como às empresas privadas.

1.3.1 Fluxo circular de produto e renda em uma economia de mercado

Em uma economia de mercado, é a livre concorrência entre os produtores e entre os consumidores que estabelece os preços pelos quais os produtos serão vendidos. Nessas economias, um grande número de produtores e de consumidoresencontra-se no mercado, procurando vender e comprar bens e serviços a determinados preços. É mediante o sistema de preços, funcionando automaticamente, a partir das ações dos produtores e consumidores, que serão determinadas as quantidades de cada bem e serviço a serem produzidas e levadas ao mercado no período seguinte.
Quando os consumidores procuram maiores quantidades de determinado bem, seu preçosobe, sinalizando ao produtor uma relativa escassez do mesmo. Então ele aumenta a produção, visando obter um lucro maior ao vender por um preço mais alto. Quando os consumidores reduzem as quantidades demandadas, restam estoques não vendidos do produto e seu preço cai. Isso indica a necessidade de reduzir sua produção. Se o preço cair muito, a produção do bem poderá anular-se.
Em um sistemacapitalista, produtos desaparecem todos os dias do mercado e outros surgem. A introdução de um novo produto no mercado é altamente compensadora, pois a novidade permite altos preços e grandes lucros. Após algum tempo, porém, com o surgimento de produtos similares concorrentes, seu preço reduz-se. Isso aconteceu com o microcomputador, com o videocassete e com a maioria dos produtos domésticos que hojepossuem uso generalizado.
O sistema de preços é válido tanto para o mercado do produto, como para o mercado de fatores. Um torneiro mecânico, por exemplo, deseja empregar-se com o maior salário possível. Sendo escassa a oferta de torneiros, os produtores estarão dispostos a pagar salários relativamente altos. Com bons salários, pessoas entram nessa profissão e os salários tendem a cair. Em dadomomento, existirá um preço (ou salário) de equilíbrio no mercado, o que determinará uma quantidade demandada também de equilíbrio. Esse equilíbrio se estabelece por tentativa e erro, ou seja, por aumentos e reduções de quantidades ofertadas e demandadas.
O funcionamento de um sistema econômico simplificado, em que foram excluídos, por razões didáticas, o Governo, o setor financeiro e o setor...
tracking img