Fundamentos de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

Trabalho apresentado à professora Rosilene Vieira, ministrante da disciplina Fundamentos de Economia, como avaliação da atividade estruturada para obtenção de média para AV1.
Trabalho apresentado à professora Rosilene Vieira, ministrante da disciplina Fundamentos de Economia, como avaliação da atividade estruturada para obtenção de média para

INTRODUÇÃO
Estetrabalho, tem por objetivo responder o que foi ministrado no caderno 1 de nosso conteúdo programático voltado paar AV1. E irá destacar no âmbito da Fundamentação do estudo de Economia:
* Conceitos;
* Pensamentos econômicos;
* Sistemas econômicos;
* Microeconomia;
* Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
 
 

Resolução das Questões
Pág. 15

1) Por que os problemas econômicosfundamentais (o quê, quanto como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?
R:
A sociedade não dispõe de recursos produtivos com quantidade suficiente para produzir tudo o que a população deseja, devido à escassez dos recursos produtivos, a sociedade tem de escolher entre alternativas de produção e de distribuição da atividade produtiva entre vários grupos de suaorganização econômica.
2) O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?
R:
Ela expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo. Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite a capacidade produtiva de umasociedade, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção.
5) Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.
R:
* Bens de Capital são utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo.
* Bens de Consumo destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. Dependendo de suadurabilidade são classificados como duráveis e não-duráveis.
* Bens Intermediários são transformados ou agregados na produção de outros bens e são consumidos totalmente no processo produtivo.
* Fatores de Produção são constituídos pelos recursos humanos, terra, capital e tecnologia.

Pág. 26

1) Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
R:
Nomercantilismo considera-se que o governo de um país seria mais forte e poderoso, quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos. Para os fisiocratas, a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza em atividades econômicas como a lavoura, a pesca e a mineração.
2) Quem foi o mais destacado dos ecomomistas clássicos? Quais suas principais ideias?
R:
Foi Alfred Marshall, quepromoveu a formalização da analise econômica através do estudo do comportamento do consumidor e da Teoria Marginalista.

3) O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
R:
É um estudo sobre o comércio exterior, essa teoria mostrou que não é necessária a existencia da vantagem absoluta para que a especialização do comércio seja vantajosa. Podemos dizer que essa teoria procuramostrar que a especialização da produção estimula o comércio internacional e favorece o consumidor.

4) Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio keynesiano da demanda efetiva?
R:
Segundo o pensamento keynesiano, um dos principais fatores responsáveis pelo volume de emprego é o nivel de produção nacional de uma economia, determinado, por sua vez, pela demanda agregada ouefetiva. Ou seja, sua teoria inverte o sentido da lei de Say (a oferta cria sua própria procura) ao destacar o papel da demanda agregada de bens e serviços sobre o nível de emprego.

Pág. 43

1) Qual o papel dos preços relativos de análise microeconômica?
R:
Na análise microeconômica, são mais relevantes os preços relativos, isto e, os preços de um bem em relação aos demais, mais do que...
tracking img