Fundamentos de economia - microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Num determinado mercado, a oferta e a demanda de um produto são dadas, respectivamente, pelas seguintes equações: O=48+10p e D=300–8p; onde O, D e p são, respectivamente, quantidade ofertada, quantidade demandada e o preço do produto. Qual será a quantidade transacionada nesse mercado, quando ele estiver em equilíbrio?









2. Dados: D = 22 – 3p (função demanda) e O = 10 + 1p(função oferta)

a) Determine o preço de equilíbrio e a respectiva quantidade.

b) Se o preço for R$4,00, existe excesso de oferta ou de demanda? Qual é a magnitude desse excesso?














3. Conceitue bem normal e inferior. Dê dois exemplos.

Bem normal é aquele que sua demanda aumenta quando a renda do indivíduo também é aumentada. Exemplos de bens normais são:computadores, eletrodomésticos e viagens aéreas. Já os bens inferiores são aqueles que diminuem sua demanda quando há aumento de renda, por exemplo: carne de segunda e passagens de ônibus.


4. O que são bens substitutos e complementares? Dê exemplos.

Bens substitutos são aqueles que podem ser substituídos por outros quando o valor de um está muito elevado; exemplo: manteiga cara pode ser substituídapor margarina que é mais barata; coca-cola com preço em alta poderá ser substituída por pepsi. Bens complementares são aqueles cujo a demanda depende de outros bens, por exemplo: se o preço do leite está alto, consequentemente seu consumo diminui, logo o achocolatado (bem complementar) também terá seu consumo reduzido. Outro exemplo de um bem complementar é a calda de sorvete para com relação aopróprio sorvete.


5. O que se entende por elasticidade de preço da demanda? O que é uma demanda elástica, inelástica e unitária?

A ELASTICIDADE DE PREÇO DA DEMANDA é a variação percentual na quantidade demandada, dada uma variação percentual do bem. Mede a sensibilidade, a resposta dos consumidores quando ocorre uma variação no preço de um bem ou serviço. De acordo com a elasticidade-preçodemanda, pode ser classificada como elástica, inelástica ou de elasticidade-preço unitária.
O valor numérico da elasticidade preço da demanda é formado pela disponibilidade dos bens substitutos, essencialidade do bem, importância relativa do bem no orçamento e o horizonte de tempo.
Quanto mais substitutos são os bens, mais elástica é a demanda, pois, dado um aumento de preços, o consumidor temmais opções para não consumir esse produto. Quanto mais essencial o bem, mais inelástica sua procura, não trazendo muitas opções para o consumidor fugir do aumento de preços.
A importância relativa, ou peso do bem no orçamento é dada pela proporção de quanto o consumidor gasta no bem, em relação a sua despesa total. Quanto maior o peso no orçamento, maior a elasticidade-preço da procura.
Oconsumidor é muito afetado por alterações no preço quanto mais gasta com o produto. Dependendo do horizonte de tempo de análise, um intervalo de tempo maior permite que os consumidores de determinada mercadoria descubram mais formas de substituí-la, quando seu preço aumenta.
Uma DEMANDA ELÁSTICA é quando a quantidade demandada aumenta (diminui) muito diante da queda (aumento) do preço.

Exemplo 1.Bens de luxo. Barcos,...
Exemplo 2. Bens com substitutos próximos. Manteiga (margarina),...
Exemplo 3. Bens definidos de forma mais específica. "Sorvete de baunilha"
apresenta demanda mais elástica do que "sorvete", "sobremesa", "alimento"...
Exemplo 4. Quanto maior for o horizonte de tempo. Um aumento do preço da
gasolina reduz mais a quantidade demandada em três anos do que em três mesesUMA DEMANDA INELÁSTICA é quando a quantidade demandada aumenta (diminui) pouco diante da queda (aumento) do preço.
Exemplo 1. Bens de primeira necessidade. Consulta médica,...
Exemplo 2. Bens com poucos substitutos.
Exemplo 3. Bens definidos de forma menos específica.
Exemplo 4. Quanto menor for o horizonte de tempo.

O bem é de luxo ou de primeira necessidade dependendo da preferência do...
tracking img