Fundamentos de economia - marco e garcia vasconcelos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIA PARA OPERACIONALIZAÇÃO DE
ESTUDO DE CASO – Modelo de apresentação do diagnóstico



1. DADOS DA EMPRESA

Nome da empresa: Fundação Thiago de Moraes Gonzaga
CNPJ: 02.403.957.0001-04
Endereço: Rua Botafogo, 918 - Bairro Menino Deus
E-mail: vidaurgente@vidaurgente.org.br.
Responsável, Diretor, sócio, dono: Régis Gonzaga e Diza Gonzaga
Cargo do fundador: Presidente


2.INTRODUÇÃO

Este é um estudo de caso da empresa Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, cujo objetivo é elaborar um diagnóstico empresarial, caracterizando os aspectos internos e externos da organização. O relatório apresenta o resultado da análise da gestão estratégica e também, da estrutura organizacional, divisões do trabalho, especialização e unidades de comando e direção, segundo os conceitosteóricos da Teoria Clássica, de Fayol.


3. PRODUTO

Conscientizar a população à humanizar o trânsito, afim de preservar e valorizar a vida.


4. MERCADO DA EMPRESA E METAS COMERCIAIS

4.1 Ambiente, Atuação e Território, Público Alvo, Visão e Missão
A empresa tem como público alvo a sociedade num geral, de pedestres à motoristas, seu ambiente é o dia-a-dia, e assim se caracteriza seu maiordesafio, lidar com os imprevistos do trânsito. Sua sede é em Porto Alegre, mas há também unidades do Vida Urgente em Canoas (Núcleo La Salle), Carazinho (Núcleo La Salle Carazinho), Erechim, Lajeado, Santa Maria (Núcleo Giuliano Zasso Zago), Veranópolis (Núcleo Rafael Andreolio). Além dos espaços, um grupo de voluntários atua como multiplicadores e líderes em ações nos municípios de Alegrete,Bagé, Garibaldi, Gramado, Guaíba, Ijuí, Marques de Souza, Palmares do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento, Taquara e Uruguaiana.
Tendo, em todas suas unidades, a missão de “Promover a valorização e a preservação da vida, mobilizando a sociedade através de ações educativas e culturais”, tudo isso ligado à um futuro que visa “Consolidar o programa Vida Urgente comouma tecnologia de educação capaz de mobilizar a sociedade para ser protagonista na mudança de comportamento, promovendo assim a segurança no trânsito.”

4.2 Meta comercial, canais de distribuição e venda
Sua meta comercial é desenvolver a sustentabilidade e o desenvolvimento tecnológico. Diante disso, têm-se como principais canais o Espaço Vida Urgente, Praça da Juventude, vendas do Livro daVida e CD Vida Urgente In Concert, celebridades apoiadoras e voluntários, projetos específicos.

4.3 Rentabilidade
As fontes de renda se dão através da venda de livros, cd’s, e camisetas, realizações de atividades culturais e financiamentos governamentais e empresariais.




5. OBJETIVO DO ESTUDO DA EMPRESA

5.1 Atendimento
Os atendimentos são feitos na sede e em ações promovidas emfestas, bares, blitz e praias.

5.2 Pontos críticos e prioridades
Estrutura organizacional inadequada, falta de descrição de tarefas, autoridade e especialização de funcionários.

3. Entendimento de processos e melhorias
Os projetos da organização não são planejados, são dados de forma pontual. São necessárias especificações de todas as etapas dos processos e tarefas dos funcionáriosenvolvidos em cada projeto.

5.4 Públicos estratégicos
A conscientização é feita na sociedade em geral: crianças, pedestres e motoristas.


6. METODOLOGIA

O estudo foi desenvolvido através do case da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, sugerido pelo professor Belmiro Nascimento. Através da palestra ministrada pela diretora institucional da Fundação, Ana Dall’Agnese, foi-nos dado umaintrodução à respeito de problemas organizacionais e estruturais da mesma, além disso, foram feitas pesquisas no site da FTG e também em livros da Teoria Clássica da Administração.




7. ANÁLISE


Analisamos que a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga é uma organização com traços informais, constituída de interações e relacionamentos sociais entre as pessoas, estes que contribuem para...
tracking img