Fundamentos de comportamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÉTICA PROFISSIONAL NA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
OS CÓDIGOS DE ÉTICA EMPRESARIAIS

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo o estudo do tratamento concedido por empresas da área de TI (Tecnologia da Informação) à Ética Profissional. No Brasil, os profissionais dessa área ainda não são disciplinados por lei no que concerne à ética profissional, havendo tão somente um projeto de lei atramitar no Congresso Nacional, o qual institui a criação de um Conselho Profissional, responsável pela elaboração de um Código de Ética específico para tal área. Sabendo que as multinacionais de TI, em grande parte, já possuem Códigos de Ética muito bem estruturados, cinco Códigos de Ética de empresas brasileiras ou de multinacionais com filiais no Brasil, serão analisados, além da mais competentedoutrina acerca da Ética em TI. Após vasta revisão bibliográfica, será traçado um perfil capaz de expressar o padrão de comportamento que essas empresas esperam dos seus subordinados, o qual poderá contribuir para o desenvolvimento dos profissionais de TI no seu ambiente de trabalho.

1. Introdução

Os profissionais brasileiros atuantes na área de TI (Tecnologia da Informação) ainda nãodispõem de um Código de Ética que os discipline, ao contrário de outras categorias profissionais, como, por exemplo, a dos advogados.
Por enquanto, tem-se apenas um Projeto de Lei em tramitação no Congresso Nacional, o qual institui a criação de um Conselho Profissional, responsável pela elaboração de um Código de Ética específico para a área de TI.
No entanto, tal situação não implica na totaldesregulamentação dos profissionais de TI, à medida em que várias empresas dessa área dispõem de Códigos de Ética autônomos e aplicáveis apenas aos seus próprios funcionários. Para o desenvolvimento do presente trabalho, foram selecionados os Códigos de Ética das empresas: EDS, Nokia, Novartis, Oracle e Votorantim, além da doutrina acerca da Ética em TI.
Dessa forma, buscar-se-á traçar um perfilcapaz de expressar o padrão de comportamento que essas empresas esperam dos seus subordinados, o qual poderá contribuir para o desenvolvimento dos profissionais de TI no seu ambiente de trabalho.

2. Fundamentação teórica
Ante a inexistência, no Brasil, de um Código de Ética que regule as atividades dos profissionais da área de Tecnologia da Informação, essa tarefa recai sobre as próprias empresasonde trabalham, que procuram demonstrar, para os seus empregados, a forma como eles devem agir no ambiente de trabalho.
Dentre os cinco códigos de ética pesquisados, encontra-se o mais amplo espectro de comportamentos, que sempre devem ser pautados pela integridade, ou seja, agindo da forma adequada e observando as leis, os regulamentos e os padrões descritos nas políticas e nos Códigos deÉtica.
Os clientes devem ser tratados com cordialidade, honestidade, respeito e dignidade, sempre mantendo sigilo em relação às informações confidenciais da empresa e dos seus clientes, exceto quando a divulgação é autorizada ou ordenada judicialmente.
No que diz respeito à privacidade e à proteção de dados, a empresa empregadora que é usuária de dados e provedora de serviços de tecnologia dainformação é responsável por esses dados. As informações pessoais de funcionários, consultores e diretores, necessárias à operação efetiva dos negócios, são coletadas, compartilhadas, quando relevantes às necessidades empresariais legítimas, e retidas de acordo com a legislação aplicável. Por sua vez, os funcionários com acesso a informações confidenciais não devem divulgá-las nem fazer uso pessoaldelas, sob o risco de violarem a legislação aplicável ou a política da empresa.
As empresas, em geral, salientam que não há privacidade quando os funcionários utilizam os recursos da empresa, como equipamentos e sistemas de computação ou telefônicos, seja para uso comercial ou pessoal, à medida em que elas inspecionam instalações, ativos, registros e sistemas da empresa, incluindo sistemas...
tracking img