Fundamentos de antropologia e sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Jovens roubam e agridem doméstica e afirmam que a confundiram com prostituta RIO - A empregada doméstica Sirley Dias de Carvalho *****, de 32 anos, teve a bolsa roubada e foiespancada por cinco jovens moradores de condomínios de classe média da Barra da Tijuca, na madrugada de sábado. Os golpes foram todos direcionados à sua cabeça. Presos por policiais da 16ª. DP(Barra), três dos rapazes — o estudante de administração Felippe de Macedo Nery Neto, de 20 anos, o técnico de informática Leonardo Andrade, de 19, e o estudante de gastronomia JúlioJunqueira, de 21 — confessaram o crime e serão levados para a Polinter. Como justificativa para o que fizeram, alegaram ter confundido a vítima com uma prostituta. (Publicada em24/06/2007 às em O Globo On Line).

1 - Utilizando como base de análise a perspectiva teórica de Durkheim e as discussões em sala de aula, como podemos interpretar o comportamentoindividual e em grupo dos jovens mostrados abaixo?

2 – A partir da perspectiva sociológica de Durkheim, como pode ser analisado o ato cometido por estes jovens? Nessa perspectiva, atransgressão da juventude pode ser considerada um dado natural?

Questão de múltipla escolha: Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade, “todo o sistema de representação que mantém emnós a idéia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade.” Conforme a teoria desse autor assinale a alternativa correta
. A) Apesar de sua naturezasocial, o fim da educação é individual.
B) A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade.
C) A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fimde conservar a ordem.
D) Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social.
E) A educação visa inculcar nas classes populares a ideologia da classe dominante.
tracking img