Fundamentos de administração

Páginas: 27 (6603 palavras) Publicado: 14 de fevereiro de 2011
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

MÓDULO 1

A ADMINISTRADOR E SEU PAPEL NA ORGANIZAÇÃO

Índice

1. Introdução 3
2. O Administrador 4

1. Introdução

Neste módulo definiremos o que é Administração e quais são as atividades do administrador e as habilidades necessárias para este profissional ter um bom desempenho.

A capacidade administrativa do homem é muito antiga. Há 3.000 anos, naconstrução das pirâmides do Egito, certamente trabalharam eficientes gerentes e supervisores, que foram capazes de organizar o trabalho de milhares de pessoas. E exemplos como este são fartos na história. Entretanto, apenas recentemente, houve preocupação de analisar a administração de modo sistemático e coerente.
Os primeiros textos sobre administração são do século XVIII, no início da RevoluçãoIndustrial. Um dos primeiros teóricos da administração, Charles Babbage (1792-1871), predisse que o surgimento do mundo industrial iria requerer um estudo sistemático da administração de tarefas e da padronização das operações de trabalho.
Antes do século XX, a maior parte dos textos sobre administração abordava a prática e não a teoria da administração. Em decorrência da expansão industrial, damudança da natureza da força de trabalho e da passagem para a produção de massa surgiu a necessidade de mais gerentes e de uma compreensão dos fundamentos teóricos da administração.
São várias as definições de administração. Há quem a julgue uma ciência e quem a defina como arte. De modo geral, todas giram em torno do mesmo tema. Para não haver confusão sobre o sentido das palavras, faremos anossa própria definição do que entendemos por administração e administrador. Iniciaremos comparando duas definições.
A primeira é de 1980 e foi feita pelo presidente da American Management Association - AMA - Associação Americana de Administração, que definiu:
“administração é realizar coisas por intermédio de outras pessoas”
Outra, mais atual, define administração como sendo
“o trabalho com e porintermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros”
Compare as duas. Quais as diferenças básicas entre elas?
A segunda:
1. Atribui maior ênfase no ser humano nas organizações;

2. Concentra a atenção nos resultados a ser atingidos, nos objetivos, em vez de apenas nos objetos ou nas atividades;

3. Acrescenta o conceito de que arealização dos objetivos pessoais dos participantes deve ser integrada com a realização dos objetivos da organização.
Esta é uma definição mais completa que abrange o entendimento atual do papel das organizações na sociedade e o papel dos administradores. Esta será a definição que adotaremos.
Administração é o ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos daorganização, bem como de seus membros.

2. O Administrador

Segundo o Decreto-Lei que criou a profissão de administrador no Brasil, as atividades do administrador compreendem:
a) Elaboração dos pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização;

b) Pesquisas, estudos, análises, interpretação,planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de administração geral, como administração e seleção de pessoal, organização, análise, métodos e programas de trabalho, orçamento, administração de material e financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que estes de desdobrem ou com os quais sejam conexos.Como se vê, são várias as atividades possíveis do administrador. Mas para um bom desempenho, quais seriam as habilidades necessárias para ocupar este cargo? Segundo vários autores, as características básicas de um bom administrador são:
• Liderança: habilidade para influenciar outros na execução de tarefas.

• Auto-objetividade: habilidade de se avaliar de modo realista....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos da administração
  • Fundamentos da administração
  • Fundamentos da administração
  • Os fundamentos da administração
  • fundamentos da administração
  • Fundamentos da administracao
  • Fundamentos da administração
  • Fundamentos de administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!