Fundamentos das ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Senso Comum

É um conhecimento muito banal quando nos falta, mas é absolutamente essencial para funcionarmos em nosso dia dia, é a essência da inteligência social, e também estáprofundamente enraizado em nosso sistema legal, na filosofia politica e no treinamento profissional.
Senso Comum é extremamente dificil de descrever, falando grosseiramente é o conjunto pouco organizadode fatos, observações, experiências, relevações e gotas de sabedoria adquirida que cada um de nós acumula ao longo da vida, na trajetória de encontros, enfrentamento e aprendizados das situaçõesrotineiras, mas o senso comum pode também se referir a um conhecimento mais especializado, como o da rotina de trabalho de um profissional como um medico, um advogado ou um engenheiro que desenvolve aolongo dos anos de treinamento e experiência.
Na perspectiva do senso comum, é suficiente saber que é algo verdadeiro ou que é assim que as coisas acontecem, em contraste com o conhecimentoteórico, em outras palavras, o senso comum não reflete sobre o mundo; em vez disso, tenta lidar com o mundo simplismente "como ele é".
Por mais que extraordinário que seja, o senso comum exibealgumas pecu
liaridades misteriosas, sendo uma das mais curiosas sua mudança ao longo do tempo e de uma outra cultura. Há muitos anos, por exemplo, um empreendedor grupo de economistas eantropólogosdecidiu testar como culturas diferentes jogam um tipo específico de jogo chamado jogo ultimato.Quando duas pessoas são escolhidas e cada umaa delas recebe cem dólares, essa pessoa deve então propor umadivisão do dinheiro com o outro jogador escolhido divisão essa que pode ir desde dar ao outro todo o dinheiro até não dar nada. O outro jogador, por sua vez pode aceitar a proposta ou rejeitá-la, seaceita a proposta os dois recebem o que foi oferecido ao primeiro e ambos seguem tranquilamente seu caminho, mas se o segundo rejeita a oferta, nenhum deles fica com dinheiro; eis o "ultimato"...
tracking img