Fundamentos da sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 107 (26673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos de Sociologia
Introdução
1.1 A sociologia como uma ciência dinâmica.
A palavra sociologia é uma palavra composta por dois conceitos: logia, que é um termo grego e que significa estudo, conhecimento ou ciência, e o termo socio, que vem do latim e significa sociedade, grupo, coletividade. Portanto, sociologia, etimologicamente, significa estudo da sociedade, oucomo dizemos, comumente, sociologia é a ciência da sociedade. No entanto, não devemos nos restringir apenas a esta definição, dado que a mesma não esgota todo o sentido da sociologia. Ou seja, devemos tomá-la apenas como uma primeira aproximação em relação ao conceito, mas que não traduz toda a riqueza e a complexidade do que seja esta “ciência da sociedade”. Em primeiro lugar porque, sociedade,é algo que tem que ser explicado pela sociologia, mas a sociologia tem diversas formas de explicar a sociedade, não havendo,portanto, apenas “uma sociologia”, mas sociologias, ou melhor, escolas sociológicas. Assim, ao invés de falarmos de uma ciência da sociedade como se esta fosse um bloco unitário , homogêneo de conceitos, a sociologia compõe uma diversidade de escolas, geralmente, muitodiferentes entre si no que tange tanto ao método de pesquisa,como relação aos seus fundamentos teóricos.
É importante falarmos desta dificuldade, pois, a sociologia, assim como outras ciências sociais, tem uma particularidade. Diferentemente das ciências físico-químicas que, com o passar do tempo, vão ampliando seu arcabouço teórico-metodológico , nas ciências humanas, e em particular nasociologia, o mesmo não acontece. E não acontece porque, antes de qualquer coisa, a sociologia estuda um objeto que não é um fenômeno que tenha existência própria, totalmente objetiva, como os fenômenos naturais, que existiam antes dos seres humanos e continuarão a existir sem eles, e por isso são determinados por leis invariáveis. A sociedade, ao contrário, é um “ser vivo”, dinâmico, mutável,processual e histórico. Falando dialeticamente, poderíamos dizer que a sociedade não é algo, mas esta sendo algo em determinado tempo e espaço. Em outras palavras, sociedade é movimento, processualidade nunca é a mesma, portanto, a sociologia também não é. Muito embora existam sempre circunstâncias históricas que condicionam a ação humana, os homens têm o poder para transformá-las.
Teresta perspectiva é importante, pois, é preciso evitar o erro de naturalizarmos a sociedade, ou seja, de encarar as relações atuais como se fossem necessárias e inevitáveis. Um olhar mais atento nos mostra que a vida social é uma construção, é uma contingência. Quer dizer, está sendo assim, mas pode ser diferente do que é. A história nos mostra que as relações sociais, as instituições e osvalores a elas correspondentes, mudam com o passar do tempo. Vejamos um exemplo: a grande maioria das pessoas já ouviu a máxima de que o trabalho enobrece o homem. Dizer isso significa atribuir ao trabalho um sentido positivo. O trabalho é algo que eleva a condição humana que dignifica esta condição, e é reconhecido como um fator de distinção social. Os que trabalham e prosperam são enaltecido,valorizados. Os que não trabalham, são vistos com desconfiança, alem de todos os transtornos que sofrem pela falta de trabalho.
No entanto, esta valorização do trabalho é uma idéia moderna. Podemos observar que, na antiguidade greco-romana, o trabalho tinha outro sentido. A começar pela própria origem do termo. Trabalho é uma palavra que vem do latim, vem de tripalium, que era uminstrumento de torturar escravos e prisioneiros de guerra. Trabalhar, tanto para os gregos como para os romanos, era visto como algo que degradava a condição humana, que a rebaixava o homem ao nível do animal. O trabalho embrutecia as pessoas. Os homens superiores, que eram os homens livres, não trabalhavam, viviam no ócio, sustentados pelo trabalho de outros: os escravos. O ócio era visto como...
tracking img