Fundamentos da psicolinguistica e sociolinguistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos da Psicolinguística e Sociolinguística

Acadêmica: Disciplina:Fundamentos da Psicolinguística e SociolinguísticaCurso: Polo:

SÍNTESE
Quais são os problemas psicolinguísticos ou sociolinguísticos existentes nas figuras?

FIGURA 1
A escrita foi,sem dúvida, uma das tecnologias de comunicação mais importantes para o progresso da humanidade. Sem ela, provavelmente, a história das grandes civilizações do mundo estaria perdida. Porém, os meios decomunicação são artifícios que permitem a comunicação entre pessoas, contribuindo com o processo de transmissão de informações. A internet, por exemplo, permite que informações sejam obtidas comextrema rapidez e facilidade. Mas é preciso que se tenha cuidado, é preciso que se ponha diante dela criticamente.
Percebe-se, nesta figura, que o menino enfrenta problemas psicolinguísticos, pois omesmo não estava pronto para receber várias informações. Faltaram instruções. É indispensável à ajuda do professor para que este possa rejeitar conhecimentos prontos e desenvolver suas própriashabilidades de maneira clara e sequenciada.
Quanto ao aspecto sociolinguístico, o menino cresce cheio de informações desorganizadas e faz com que ele tenha dificuldade de se expressar, tornando-se tímido,confuso, agressivo. O uso inadequado dessas tecnologias pode interferir na convivência tanto familiar como escolar e social.


FIGURA 2
O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente dopróprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos.
Observa-se que a imagem de duas crianças...
tracking img