Fundamentos da pericia contabil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos da Perícia Contábil


1. O que é Perícia Contábil?
Conforme Alberto Palombo: é um instrumento técnico científico de constatação, prova ou demonstração, quanto à veracidade desituações, coisas ou fatos oriundos das relações, efeitos e haveres que fluem do patrimônio de quaisquer entidades
2. Qual o objeto da Perícia Contábil?
A perícia contábil tem por objeto os fatos ou questõesde aspecto patrimonial, os quais devem ser submetidos à apreciação técnica do perito, observados os limites de matéria e as questões propostas.
3. Qual ou quais as finalidades da Perícia Contábil?As perícias são instrumentos de prova e podem ser solicitadas para diversos fins, como: verificar se o almoxarife está controlando os estoques sem permitir desvios, observar a capacidade de pagamentode uma empresa, se um regimento esta sendo cumprido entre, se as demonstrações contábeis estão evidenciando a realidade para um fusão ou aquisição, entre outras.
4. O que se entende por períciaadministrativa?
Uma perícia administrativa se faz para verificar se o almoxarife está controlando os estoques sem permitir desvios, ou seja, é aquela realizada no ambiente interno da empresa.
5. Citeum exemplo de perícia regimental?
Uma exemplo de perícia regimental típica é a que ocorre nas Comissões Parlamentares de Inquérito – CPI’s.
6. O que é prova pericial?
A prova surge como resultado daperícia e apresenta a verdade formal, a certeza jurídica para juntar-se ao processo e subsidiar o magistrado na formulação do veredicto, ou seja, tem o papel de transformar os fatos relativos à lide,de natureza técnica ou científica, em verdade formal, em certeza jurídica.
7. Em que se baseia o magistrado para tomar sua decisão?
Ao magistrado não é permitido tomar decisões baseadas em suasconvicções pessoais, já que sua convicção é adquirida com base nas provas produzidas nos autos. Ao perito, tampouco, é permitido, em seus trabalhos, externar sua opinião pessoal sobre o que se debate...
tracking img