Fundamentos da metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UFMS- UNIVERSIDADE federal do mato grosso do sul
DEPARTAMENTO DE HISTORIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CMPUS DE AQUIDAUANA
UNIDADE I

FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA.

PESQUISA FEITA E APRESENTADA COMO REQUISITO PARA A OBTENÇÃO DE NOTA DA DISCIPLINA METODOLOGIA CIENTIFICA, 1 ANO DE ADMINISTRAÇÃO SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFª. ANTÔNIMA.Acadêmicos :Amaraí C.L.Simão, Daiane S. De arruda,Franciele F. da Silva, Glauco A. M. Do Nascimento, Luiz Miguel a. Cáceres,Maria L. Casanova, Roberta S. da Silva.

Aquidauana-MS
SETEMBRO -2008

Introdução
É o ponto de partida do texto. Por isso, deve apresentar de maneira clara o assunto a ser tratado e também delimitar as questões referentes a esseassunto que serão abordadas. Dessa forma, a introdução encaminha o leitor, estabelecendo para ele a orientação adotada para o desenvolvimento do texto. Atua, assim, como uma espécie de "roteiro".

Justificativa

É a parte em que o pesquisador expõe a relevância de seu trabalho quer na sociedade acadêmica, quer na sociedade científica ou na sociedade civil. Ele demonstrará a importânciade seu trabalho e os benefícios que este  trará à humanidade.
A Justificativa (que busca responder o porquê do trabalho) explicita os motivos de ordem teórica e prática que justificam a pesquisa, deixando claro seu diferencial em relação a outras abordagens. É útil a presença de alguns dos pontos a seguir na argumentação da Justificativa:
❖ Como surgiu o problema levantado paraestudo;
❖ Relação do tema com o contexto do curso;
❖ Estágio em que se encontra a teoria referente ao tema;
❖ Relevância do tema do ponto de vista geral;
❖ Importância do tema para os casos particulares em questão;
❖ Considerar as possíveis contribuições teóricas do trabalho para a solução do problema levantado.
❖ Possibilidade de sugerir modificações no âmbito darealidade tratada pelo trabalho;
❖ Fundamentação da viabilidade da pesquisa;
❖ Referências aos aspectos inovadores do trabalho;
❖ Considerações sobre a escolha dos locais e períodos que serão pesquisados.
Exemplo:
Para estudar os fenômenos, os cientistas procuram captar sua essência, abstraindo elementos julgados acessórios, distanciando-se do concreto. O estudo da interação entrehistória da ciência e metodologia da ciência revela, como apontou Lakatos7, um processo em que surge um cinturão protetor para evitar as distorções entre a teoria e a realidade, especialmente em uma ciência hermética para a maior parte das pessoas, como é a Ciência Econômica.
Dessa forma, as teorias têm o papel de explicar o paradoxo entre a evolução da ciência econômica e a percepção dosagentes econômicos.
Especificamente no caso brasileiro, durante o primeiro mandato do governo FHC, dada a insuficiência de capital para a retomada do crescimento auto-sustentado, economistas como Pastore e Senna destacavam a necessidade de uma reversão nas expectativas dos.
Confirmação geral, confirmação no ambiente particular em que se insere a pesquisa, especificação para casosparticulares, clarificação da teoria, resolução de pontos obscuros. A esse respeito veja Lakatos (1978).A esse respeito veja Cysne (1998).20 agentes econômicos, propondo para tanto uma mudança no regime cambial, através de sua flexibilização, que promovesse um equilíbrio nas contas externas, estimulando o retorno dos investimentos externos ao país e alavancando o desenvolvimento econômico.
Opresente trabalho surge da necessidade de mostrar que a mera desvalorização embute riscos como o impacto inflacionário e que as medidas necessárias para seu controle reduzem as expectativas dos agentes, afetando os investimentos e o próprio crescimento econômico.

Objetivo Geral

O objetivo geral pode ser um apanhado da problematização, até onde o pesquisador quer levar o seu estudo e a...
tracking img