Fundamentos da matematica elelementar

6879 palavras 28 páginas
O domínio sobre a memória e o pensamento
A luz do que eu e meus colaboradores aprendemos sob re as funções da fala na reorganização da percepção e na criação de novas relações entre as f unções psicológicas, realizamos em crianças um amplo estudo de outras formas de atividades que usa m signos, em todas as suas manifestações concretas (desenho, escrita, leitura, o uso de sist emas de números, etc. ). .Preocupamo-nos também em observar se outras operações não relacionadas ao intelecto prático poderiam mostrar as mesmas leis do desenvolvimento que tínhamos descoberto qua ndo analisamos o intelecto prático.
Muitos dos experimentos que realizamos trataram des se problema e, agora, com base nos dados obtidos, podemos descrever de forma esquemática as leis básicas que caracterizam a estrutura e o desenvolvimento das operações com signos na criança
.
Essas leis serão apresentadas no decorrer da discus sâo do fenômeno de memória, excepcionalmente apropriado para o estudo das mudanças introduzidas pelos signos nas funções psicológicas básicas,

24 dirigem para os objetos de sua atenção tanto com pa lavras como com o instrumento, determinando a união fundamental e ínseparável entre fala e ação n a atividade da criança; essa união torna-se particularmente clara quando comparada com a separa ção desses processos nos adultos.
Em resumo, quando as crianças se confrontam com um problema um pouco mais complicado para elas, apresentam uma variedade complexa de resposta s que incluem: tentativas diretas de atingir o objetivo, uso de in strumentos, fala dirigida à pessoa que.conduz o experimento ou fala que simplesmente acompanha a aç ão e apelos verbais diretos ao objeto de sua atenção. Quando analisado dinamicamente, esse amálgama de fa la e ação tem uma função muito específica na história do desenvolvimento da criança; demonstra, também, a lógica da sua própria gênese.
Desde os primeiros dias do desenvolvimento da criança, suas

Relacionados