Fundamentos da fisioterapia dermatofuncional reviso de literatura

1362 palavras 6 páginas
PROPRIDADES GERAIS DAS RESPOSTAS IMUNES:
IMUNOLOGIA: é o estudo da imunidade em um sentido mais amplo e também dos eventos celulares e moleculares que ocorrem após o organismo encontrar mo e macromoléculas estranhas.
IMUNIDADE: é a reação contra substâncias estranhas independentemente das conseqüências patológicas ou fisiológicas desta reação.
As células e moléculas responsáveis pela imunidade constituem o Sistema Imune, e a resposta coletiva coordenada por elas à entrada de mo no organismo é a Resposta Imune.

IMUNIDADE INATA, NATURAL OU NATIVA
Responsável pela defesa inicial do organismo, através de mecanismos existentes antes da infecção, que são capazes de respostas rápidas e indiferenciadas além de estimular, modular e ter seus componentes utilizados pela resposta imune adquirida.
Componentes:
●Barreiras físicas e químicas como os epitélios e as substâncias antimicrobianas produzidas por eles.
●Células fagocíticas (neutrófilos e macrófagos)
●Células NK
●Proteínas plasmáticas e sistema complemento
●Citocinas, mensageiros químicos que agem na ativação e recrutamento de células e na ligação com a imunidade adquirida.
Mecanismos efetores:
●Fagocitose (macrófagos)
●Grânulos (NK e neutrófilos)
●Lise celular (sistema complemento)

IMUNIDADE ADQUIRIDA OU ESPECÍFICA
Desenvolve-se como uma resposta a infecção e se adapta a ela. Apresenta uma grande especificidade para as mais distintas macromoléculas e capacidade de lembrar e de responder mais vigorosamente as repetidas exposições ao mesmo mo. A resposta imune adquirida é divida em duas partes que ocorrem simultaneamente.
A resposta imune humoral é composta pelos linfócitos B, que são capazes de reconhecer tanto antígenos extracelulares quanto os de superfície celular e se diferenciam então, em células capazes de produzir anticorpos, os plasmócitos.
Já a resposta imune celular é composta pelos linfócitos T que tem uma especificidade restrita, reconhecem somente antígenos peptídicos ligados a

Relacionados