Fundamentos da estrutura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trata das diferentes estruturas de uma organização, que influenciam o comportamento e as atitudes dosfuncionários. Mais especificamente, nas próximas páginas, vamos definir os componentes básicos deuma estruturaorganizacional, apresentar opções de estruturas, identificar os fatores contingenciais que tornam algumas delaspreferíveis em determinadas situações e, por fim, considerar os efeitos queas diversas estruturas exercem sobre ocomportamento dos trabalhadores.
O QUE É ESTRUTURA ORGANIZACIONAL?_
Uma
estrutura organizacional
define como as tarefas são formalmente distribuídas,agrupadas e coordenadas.Por exemplo, a Johnson & Johnson tradicionalmente agrupa suas atividades em unidades semi-autônomas, cada qualorganizada em função de um produto e cujos administradores gozam derazoável liberdade para tomar decisões.Os administradores devem focar seis elementos básicos ao projetar a estrutura organizacional: especialização dotrabalho, departamentalização, cadeia de comando,amplitude de controle, centralização e descentralização eformalização. O Quadro 13.1 mostra que esses elementos respondem a importantes questões estruturais. Naspróximas seções deste capítulo vamosdescrever cada um deles.
Especialização do trabalho

No início do século XX, Henry Ford ficou rico e famoso por fabricar automóveis em uma linha demontagem. Cada funcionário recebia uma tarefa específicae repetitiva. Por exemplo, um ficava encarregadoapenas de instalar a roda dianteira direita e outro, a porta dianteira direita. Ao dividir o trabalho em pequenastarefas padronizadas, que podiam serrepetidas muitas vezes, Ford conseguiu produzir um carro a cada dezsegundos, ainda que empregando trabalhadores com habilidades relativamente limitadas.

Ford demonstrou que o trabalho pode serrealizado com mais eficiência se os trabalhadores foremespecializados. Atualmente usamos o termo
especialização do trabalho,
ou
divisão do trabalho,
para descrever ograu de subdivisão das tarefas em...
tracking img