Fundamentos Da Educa O Fase 2 PORTIF LIO PLAT O

3922 palavras 16 páginas
INTRODUÇÃO
O presente trabalho Portfólio UTA – Fundamentos da Educação são compostos por textos produzidos a partir das propostas nas atividades aplicadas: práticas, que fazem parte das atividades de aprendizagem de cada disciplina, leitura, pesquisa e o entendimento por parte de Liriane de Oliveira aluna do Curso de Pedagogia à Distância - UNINTER de Joinville.
Sobre as questões apresentadas junto à disciplina Fundamentos Filosóficos da Educação. O presente trabalho objetiva discorrer em primeiro momento, abordaremos a vida e obra de Platão, conhecido como um dos maiores filósofos da antiguidade e por sua forte influência no pensamento ocidental. Kelsen (2001, p.13) define Platão: “como a mais importante personalidade intelectual, que buscou conhecer o que seja a justiça”, por isso urge conhecer em que consiste a doutrina filosófica platônica, bem como a dimensão da influência de seu pensamento filosófico sobre sua posteridade. O conhecimento a respeito deste grande pensador desponta como fator importante na definição de indispensáveis conceitos como justiça e sabedoria. O percurso do trabalho proposto levará em questão a história de Platão, bem como suas obras e a teoria de suas ideias. A estrutura do trabalho constará de fundamentação teórica, permeada de informações acerca da vida e obra do filósofo supracitado, seguida de uma reflexão clara e concisa acerca de uma citação do grande Platão, visando explicá-la e analisá-la à luz de algumas concepções modernas e conclusão.
E por fim abordamos aspectos gerais de três grandes tendências no campo da educação; A fenomenologia, o existencialismo e o estruturalismo. A fenomenologia trata dos fenômenos perceptíveis, com isso deu à inspiração a outra corrente filosófica, o existencialismo, corrente essa que enfatiza a liberdade e a responsabilidade do ser humano e em oposição ao existencialismo encontrou o estruturalismo que tende à minimização ou mesmo à negação dessa liberdade. E em comum com a filosofia analítica é

Relacionados