Fundamentos da educação especial - reflexão acerca do ensino-aprendizagem´´

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARCIA CARLA DA SILVA SANTOS



TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO
´´FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL -
REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO-APRENDIZAGEM´´
7 PÁGINAS (CERTIFICADO 280 HORAS)


Aracruz
2012


Introdução
A educação especial é uma modalidade de ensino destinada a educandos portadores de necessidades educativas especiais no campo da aprendizagem, originadas quer de deficiênciavisual, auditiva, mental, quer de características como altas habilidades, superdotação.
A oferta da educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil. Sendo assim, respeitando-se as possibilidades e as capacidades dos alunos, a educação especial destina-se às pessoas com necessidades especiais e pode ser oferecida em todos osníveis de ensino.
A Constituição Federal estabelece o direito das pessoas com necessidades especiais receberem educação, preferencialmente na rede regular de ensino (art. 208, III). A diretriz atual é a da plena integração dessas pessoas em todas as áreas da sociedade. Trata-se, portanto, de dois direcionamentos principais: o direito à educação, comum a todas as pessoas, e o direito de receberessa educação, sempre que possível, junto às demais pessoas, nas escolas regulares.
Também verificaremos ao decorrer do trabalho como o professor poderá ajudar ao aluno e à família na descoberta de algumas deficiências.
Analisaremos também a metodologia de ensino-aprendizagem que devem ser utilizada nas salas para atender ás necessidades dos alunos especiais e a importância da especialização doeducador na área.















Desenvolvimento
Apesar do atendimento preferencial na rede regular para os educandos com necessidades especiais, no entanto, a legislação educacional considera a existência de atendimento especializado. Assim, quando não for possível a integração desses educandos em classes comuns do ensino regular, deve ser oferecido atendimento em classes,escolas ou serviços especializados.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que os sistemas de ensino devem assegurar aos educandos com necessidades especiais:
I. currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;
II. terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão doensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;
III. professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;
IV. educação especial para o trabalho, visando à suaefetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgão oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora;
V. acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para orespectivo nível do ensino regular. (art. 59)
A educação especial pode ser oferecida em instituições públicas ou particulares.
As políticas recentes de educação especial têm indicado as seguintes situações para a organização do atendimento:
• Integração plena na rede regular de ensino, com ou sem apoio em sala de recursos.
• Classe especial em escola regular. Pelas dificuldades deintegração dos alunos em salas de ensino regular, algumas escolas optam pela organização de salas de aula exclusivas ao atendimento de alunos com necessidades especiais.
• Escola especializada, destinada a atender os casos em que a educação integrada não se apresenta como viável, seja pelas condições do aluno, seja pelas do sistema de ensino.

Tipos de Deficiência
-Deficiência Visual
Para a pessoa...
tracking img