Fundamentos da educação especial - reflexão acerca do ensino-aprendizagem´´

MARCIA CARLA DA SILVA SANTOS



TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO
´´FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL -
REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO-APRENDIZAGEM´´
7 PÁGINAS (CERTIFICADO 280 HORAS)


Aracruz2012


Introdução
A educação especial é uma modalidade de ensino destinada a educandos portadores de necessidades educativas especiais no campo da aprendizagem, originadas quer de deficiênciavisual, auditiva, mental, quer de características como altas habilidades, superdotação.
A oferta da educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos,durante a educação infantil. Sendo assim, respeitando-se as possibilidades e as capacidades dos alunos, a educação especial destina-se às pessoas com necessidades especiais e pode ser oferecida em todos osníveis de ensino.
A Constituição Federal estabelece o direito das pessoas com necessidades especiais receberem educação, preferencialmente na rede regular de ensino (art. 208, III). A diretriz atualé a da plena integração dessas pessoas em todas as áreas da sociedade. Trata-se, portanto, de dois direcionamentos principais: o direito à educação, comum a todas as pessoas, e o direito de receberessa educação, sempre que possível, junto às demais pessoas, nas escolas regulares.
Também verificaremos ao decorrer do trabalho como o professor poderá ajudar ao aluno e à família na descoberta dealgumas deficiências.
Analisaremos também a metodologia de ensino-aprendizagem que devem ser utilizada nas salas para atender ás necessidades dos alunos especiais e a importância da especialização doeducador na área.















Desenvolvimento
Apesar do atendimento preferencial na rede regular para os educandos com necessidades especiais, no entanto, a legislação educacionalconsidera a existência de atendimento especializado. Assim, quando não for possível a integração desses educandos em classes comuns do ensino regular, deve ser oferecido atendimento em classes,...
tracking img