Fundamentos da economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 1
INTRODUÇÃO A ECONOMIA

1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?
Com os recursos limitados surge à necessidade de direcionar esses bens e distribuir os resultados, pois caso não houvesse escassez de tais recursos, não haveria razão para pensar em que, quanto, como e para quemproduzir.

2. O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?
Mostra como a escassez de recurso impõe limite à capacidade produtiva. Ela representa todas as possibilidades de produção que podem ser atingidas com os recursos e tecnologias existentes.

3. Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circularda renda. Explique como esse sistema funciona.
Ao analisar uma economia de mercado, notamos que o fluxo de mercadorias e serviços entre as firmas (unidades produtivas) e famílias (unidades consumidoras e detentoras dos direitos sobre as firmas) tem por contra partida o fluxo monetário, dos pagamentos dos serviços (comissões e salários) e dos bens (preço pago pelos produtos) e remuneração dosfatores de produção (lucros das firmas distribuídos ás famílias que detêm sua propriedade acionária).
4. Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.
Bens de capital ou bens de produção são os equipamentos e instalações, são bens ou serviços necessários para a produção de outros bens ou serviços . O bem de capital não é diretamente incorporados no produtofinal, indivíduos, organizações e governos usam bens de capital na produção de outros bens ou mercadorias.
Bens de consumo são os bens utilizados pelos indivíduos ou famílias. A quantidade de bens de consumo que são comercializados em cada país reflete o nível de vida da população e também permitem avaliar os gostos e as características da sociedade em questão. Bem de consumo é um bem que tem oobjetivo de satisfazer as necessidades de consumo de um indivíduo.
Bens Intermediários são aqueles bens que são absorvidos na produção de outros, como o açucar nas balas, os componentes na televisão
Fatores de produção são os bens necessários à realização de um dado produto final. São os elementos que tornam possível a existência de produção.

5. A Economia é uma ciência não normativa.Explique.
A economia é uma ciência social amparada por normas e regras do mercado, da econometria, de leis que regem comportamento das empresas e cidadãos perante a sociedade e o governo. Portanto a economia é uma ciência normativa.

Capitulo 2
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONOMICO: BREVE RETROSPECTO

1. Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
Para os mercantilistas ariqueza estava nas mercadorias, já para os fisiocratas nas terras cultiváveis.
2. Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias?
O economista mais destacado foi o Adam Smith. Suas principais idéias são foram o trabalho humano como principal causa da riqueza das nações, livre iniciativa do mercado (laissez faire), especialização do trabalho como instrumento deaumento da produtividade; a teoria do bem estar econômico, segundo a qual o mercado operando livremente sem a intervenção do estado, se ajustaria automaticamente como que conduzido por uma "Mão Invisível", na obtenção do máximo bem estar econômico.
3. O que diz a Teoria das Vantagens Comparativas? Quem foi seu autor?
Essa teoria foi desenvolvida por David Ricardo, em 1817. Ela diz que cada paísdeve se especializar na produção daquela mercadoria em que é relativamente mais eficiente (ou que tenha um custo relativamente menor). Esta será, portanto, a mercadoria a ser exportada. Por outro lado, esse mesmo país deverá importar aqueles bens cuja produção implicar um custo relativamente maior (cuja produção é relativamente menos eficiente). Desse modo, explica-se a especialização dos países...
tracking img