Fundamentos da economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões dos Capítulos 1 ao 4
- Página 15 – Capítulo 1
1- Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?
Resposta: Porque não existem recursos suficientes para atender as necessidades ilimitadas humanas. A sociedade precisa definir dentro das possibilidades de produção quais e as quantidades de produtosprecisam ser produzidos, escolher o nível tecnológico mais adequado, e, definir para quem será produzido, evitando desperdício.

2- O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?
Resposta: Mostra a capacidade máxima de produção da sociedade supondo o pleno emprego (capacidade máxima) dos fatores de produção, que se dispõe, em determinado período de tempo, eilustra como a escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade.

3- Explique a razão do formato da curva de possibilidade de produção. Ilustre graficamente.
Resposta: Supondo dois produtos X e Y, a curva de produção tem inclinação negativa, porque quando a produção de um bem aumenta a outra diminui, apresentando o máximo de combinações entre X e Y que podem ser produzidasa plena capacidade dos fatores de produção.
X

Y


4- Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.
Resposta: De um lado temos o agente famílias que estão no mercado fornecendo fatores de produção e consumindo bens e serviços produzidos pelo agente empresas, que estão nomercado produzindo e fornecendo ao mercado bens e serviços. De uma forma simplificada funciona da seguinte forma: As famílias fornecem fatores de produção a empresa e em troca recebem uma remuneração, com esta numeração vão ao mercado e adquirem bens e serviços, formando assim o fluxo real, onde são transacionados bens e serviços e de outro o fluxo monetário, onde circulam moeda.

5- Conceitue:bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.
Resposta: Bens de capital: são bens utilizados na fabricação de outros bens e não se desgastam totalmente no processo produtivo. Ex: máquinas.
Bens de consumo: são bens destinados a satisfação das necessidades humanas. Podem ser duráveis e não duráveis.Bens intermediários: são bens que são transformados na produção deoutros bens. Ex: matéria-prima.Fatores de produção: recursos necessários para que a produção seja realizada, são: trabalho e capacidade empresarial, capital, terra (recursos naturais) e tecnologia.

6- O que vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos? Exemplifique.
Resposta: Argumentos positivos: não envolvem juízo de valor. Ex: Se a gasolina aumentar, coeteris paribus, as pessoasirão comprar menos. Argumentos normativos: contem juízo de valor sobre algo, faz análise. Ex: Se a gasolina aumentar não será bom para a economia.

7- Qual a importância da Matemática e da Estatística para os estudos econômicos? Exemplifique.
Resposta: A matemática torna possível escrever de forma resumida importantes conceitos e relações da economia e permite análises econômicas na forma demodelos analíticos. A estatística visa a análise da realidade para testar as teorias e estudos econômicos. Serve para testar hipóteses da teoria econômica.

- Página 26 – Capitulo 2
1- Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
Resposta: Para os mercantilistas a riqueza era o acúmulo de metais preciosos e para os fisiocratas, a terra era a única forma de riqueza(agricultura).

2- Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias?
Resposta: Adam Smith é considerado o precursor da moderna teoria econômica. As principais idéias são: defendia a livre concorrência entre empresas e consumidores, sem interferência do Estado na economia e acreditava que todos os agentes, em busca de lucros máximos, acabavam promovendo o bem...
tracking img