Fundamentos da economia e teoria de custos de produção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




















APOSTILA DE FUNDAMENTOS DE ECONOMIA TEORIA DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO





Prof. Fábio Mussi Silva





















Cel. Fabriciano


Maio/2005

CUSTOS


Existem vários e diferentes tipos de custos, e vários significados são atribuídos à expressão custo de produção. Portanto, simplesmente o termo ‘custo’ tempouco significado para os propósitos aqui desenvolvidos.
O termo custo significa, para os fins da análise econômica, a compensação que os donos que os detentores dos fatores de produção, utilizados por uma firma para produzir determinado bem, devem receber para que eles continuem fornecendo esses fatores à empresa. O termo compensação é aqui utilizado – e não pagamento – porque existem casosonde tal ‘remuneração’ não acontece de modo formal. Segundo HOFFMANN et al (1987) existe ainda a possibilidade de alguns donos dos fatores de produção fornecerem seus fatores ainda que pouco ou nada ganhem com isso. Segundo esses autores “os proprietários de um negócio que não esteja fornecendo um rendimento normal sobre o investimento continuarão, muitas vezes, a operá-los por vários anos, porqueeles não podem, rapidamente, retirar o seu capital investido em bens de produção especializados, com duração de vários anos. Contudo, uma vez desgastados os bens de capital, o capital-dinheiro não será reinvestido nesse negócio”.


1 Curto prazo e longo prazo

O curto e o longo prazos são conceitos temporais (envolvem tempo), mas eles não são definidos como períodos fixos no calendárioSendo assim, pode-se entender o curto prazo como sendo aquele período de tempo no qual pelo menos um insumo é fixo, enquanto que no longo prazo, todos os fatores utilizados são variáveis. Em conseqüência, no curto prazo existem custos variáveis e custos fixos (já que existem fatores fixos e variáveis), porém, no longo prazo, existem apenas custos variáveis, ou seja apenas custos que dependem do volumede produção.
Custos fixos são os custos dos fatores fixos da empresa , portanto, no curto prazo, independem do nível de produção. Os custos variáveis, ao contrário, dependem da quantidade empregada dos fatores variáveis e, portanto, varia de acordo com o volume da produção. Os custos totais da empresa são representados pela soma dos custos fixos com os custos variáveis.
Como exemplo,imaginemos uma empresa têxtil que produz camisas. Os custos fixos são os custos do edifício, da maquinaria e da iluminação; eles independem do volume de camisas produzido e somente podem ser evitados se a fábrica deixa de funcionar. Ainda assim, muitas vezes o proprietário continua tendo custos com a manutenção das máquinas (ou com sua depreciação) e com as demais instalações. Os custos variáveisdessa empresa podem ser representados, basicamente, pelo trabalho – número de empregados – e matéria-prima envolvidos na produção, e irão variar de acordo com o volume produzido, aumentando com um acréscimo na produção e reduzindo, caso a produção seja diminuída.


2 Tipos de custos



1 Custos explícitos, contábeis ou diretos

Para um economista, o conceito relevante de mercado podeser captado pelas alternativas de mercado. Muitos fatores de produção são comprados no mercado e utilizados imediatamente na produção da empresa. Uma vez que estes insumos são oferecidos para venda em um mercado aberto, o custo alternativo (custo de oportunidade), para qualquer uso específico será igual ao seu preço de mercado. Por exemplo, suponha que uma empresa rural compre milho, soja,vitaminas, minerais e outros insumos para a alimentação do seu rebanho. Esses insumos, comprados em um mercado aberto, têm preços específicos. Esses preços, multiplicados pela quantidade, podem então ser utilizados no cômputo do custo de produção daquela atividade específica. Esses custos dos insumos que são diretamente determinados pelo produto final, são denominados custos explícitos.



2...
tracking img