Fundamentos da economia - respostas cap.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos da Econômia - Questões Capítulo 2 – p.26

1. Em que consiste a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
Resposta: Para os mercantilistas tinham uma preocupação sobreo acumulo de riquezas de uma nação e para eles a riqueza consistia no acumulo de metais preciosos. Já para os fisiocratas a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza em atividadeseconomicas como a lavoura, pesca e mineração.
2. Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias?
Resposta: O mais destacado economista clássico foi Adam Smith,que publicou o livro “A riqueza das Nações” e é considerado o “pai da economia”. Suas principais idéias são:
a) “Mão invisível” - não era necessário a interferencia do estado na economia, ocrescimento econômico seria regularizado pela “mão invisível” que consistia na própria força de mercado que ajustaria o cresciemnto e a regulação economica.
b) Riqueza das nações - Teoria do valor dotrabalho, o trabalho deveria ser dividido e as pessoas deveriam se especializar em uma alguma tarefa. Ex. Fábrica de alfintes.
c) Proteção do Estado – o Estado deveria proteger a sociedade contraeventuais ataques e se responsabilizas pela manutençao das obras e instituições.

3. O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
Resposta: A teoria das vantagenscomparativas pregava o comércio entre os países, isto é, o comércio interncaional que diz que um país não precisa ter uma vantagem absoluta sobre a produção de um determinado produto. É possível obter benefíciosa partir do comércio internacional. O autor desta teoria foi David Ricardo que foin inspirado após ler a obra de Smith.
4. Qual principal diferença entre a lei de Say e o princípio Keynesiano dademanda efetiva?
Resposta: A principal diferença entre elas é que a lei de Say “a oferta cria sua própria demanda” isto é, quanto maior for a procura, maior será a producão. Isso gera mais...
tracking img