Fundamentos da dosagem experimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| |Materiais de Construção Civil |
| | |
| |Área de Ciências Exatas e Tecnológicas Teoria:|

FUNDAMENTOS DA DOSAGEM EXPERIMENTAL


Pasta = cimento + água
Argamassa = pasta + agregado miúdo (areia)
Concreto = argamassa + agregado graúdo (pedra)
Concreto Armado = concreto + material resistente a tração (aço) com aderência.

Dosagem empírica: É um proporcionamento aleatório dos concretos e argamassas sem relacionar com propriedadespré requeridas
Dosagem experimental (concretos da classe C15 ou superior): Dosar o concreto de forma experimental significa compatibilizar as propriedades do concreto endurecido com as propriedades do concreto fresco.
Propriedades do concreto endurecido:
resistência a: compressão, tração, cisalhamento, desgaste
durabilidade, impermeabilidade
( todos estes atributos dependem de um baixofator a/c )
Propriedades do concreto fresco:
trabalhabilidade (adequação ao serviço), plasticidade (moldabilidade), coesão
A trabalhabilidade adequada depende do tipo da peça a ser concretada, grande ou pequena dimensão, posição das formas, espaçamento entre os ferros, etc.. Pretende-se conseguir um material com a menor fluidez possível (quanto maior a fluidez menor é a economia) de acordocom o tipo da peça a concretar, sem apresentar aspereza ou separação dos componentes (desagregação) e, quanto mais rija a mistura maior deverá ser o processo de vibração.
(TODOS ESTES ATRIBUTOS DEPENDEM DE UMA MAIOR % DE CIMENTO NOS CONCRETOS E ARGAMASSAS (< QUANTIDADE DE AGREGADOS)
[pic]
Fonte: Degussa Construction Chemicals BrasilManutenção das Edificações Engo José Eduardo Granato[pic]
Fonte: Degussa Construction Chemicals BrasilManutenção das Edificações Engo José Eduardo Granato

A dosagem experimental visa compatibilizar as 2 coisas ou seja: Conseguir um material com resistencia à compressão, durabilidade, resistência ao desgaste etc.,(que exige um baixo fator a/c) com o menor consumo de cimento possível de tal forma que se confeccione um material comeconomia.
É preciso portanto, uma forma para se poder relacionar parâmetros do concreto endurecido ( a resistência a compressão p. ex. e a dosagem do concreto). Para se conseguir compatibilizar as 2 coisas recorre-se ao processo estatístico tendo como base a curva de Gauss.
Se moldarmos e rompermos “n” corpos de prova (o usual é aos 28 dias) veremos que se colocarmos num gráfico de frequência relativateremos o formato da Curva de Gauss.
Fixação da tensão de compressão do concreto (com j dias de idade): fcj
A tensão de ruptura à compressão do concreto fcj é o principal parâmetro definidor de sua qualidade. Fcj é determinada em ensaios de corpos de prova cilíndricos (( = 15cm h = 30 cm NBR 7215 ).

[pic]
Fonte: Degussa Construction Chemicals BrasilManutenção das Edificações Engo JoséEduardo Granato




Controle estatístico Fonte: Revista Tecne 152
A não conformidade de fornecimento do concreto se dá apenas quando mais de 5% do volume entregue na obra ficam abaixo da resistência de projeto (fck). Confira como é feito o cálculo.
|[pic] |

[pic][pic]




[pic]



[pic]
[pic]



Tremor estimado

Esta sondagem, realizada pelo Centro de Sondagens e Estudos de Opinião, tem uma margem de erro de 2,2 por cento e um grau de confiança de 95 por cento. Para a sua elaboração, foram feitos 2 023 inquéritos telefónicos, entre 07 e 10 de Julho, a eleitores recenseados, escolhidos em 21 freguesias seleccionadas aleatoriamente....
tracking img